O desafio do planejamento financeiro pessoal e da poupança
O planejamento financeiro pessoal pode ser um desafio, principalmente para quem nunca fez nenhum tipo de controle. No entanto, é possível que você alcance resultados positivos através de um planejamento financeiro que permita que você viabilize uma poupança e modifique hábitos de forma orgânica. Veja algumas dicas:
Faça uma espécie de mapeamento de sua situação financeira atual
Entender a sua situação financeira atual é o primeiro passo para que você possa realizar um planejamento financeiro pessoal. Sendo assim, faça uma separação de gastos fixos e variáveis.
Dessa maneira, você poderá verificar quais são seus gastos variáveis que podem ser modificados, bem como, o que você pode modificar em sua rotina para diminuir seus gastos fixos. Lembrando que são gastos fixos, os gastos referentes à sua sobrevivência, ou seja, as contas referente ao fornecimento de água, luz, telefone, internet, aluguel, dentre outros gastos.
Separe suas metas pessoais
Coloque suas metas pessoais dentro do seu planejamento, separando-as por prazos. Ou seja, você pode separá-las por prazo curto, médio e longo, para que você possa ter clareza sobre as ações possíveis.
Além disso, você pode também tomar ações que geram economia, sem exatamente inseri-las em uma meta. Dessa forma, você estará realizando uma mudança de hábitos.
O foco do seu planejamento financeiro pessoal deve ser os seus hábitos
É muito importante que você coloque o foco em seus hábitos, principalmente se a sua situação financeira estiver negativa. Isso porque através de uma mudança de hábitos, a sua relação com o dinheiro será modificada, o que será visível em longo prazo.
É importante que você crie o hábito de poupar
Por isso, é importante que você crie o hábito de poupar, bem como, direcione valores para a poupança, independentemente se o valor é baixo, já que ao criar o hábito de guardar dinheiro e economizar, você estará criando um novo padrão mental que fará a diferença.
Seja flexível e paciente com o seu processo
Assim sendo, tornará o seu planejamento financeiro pessoal algo prazeroso e não um sacrifício. Já que a ideia de novos hábitos como um sacrifício, faz com que as pessoas abandonem o projeto por inteiro.
No entanto, ao entender que você deve criar um processo para que modifique seus hábitos, você se torna mais flexível, o que diminui a sua autocobrança e faz com que os resultados apareçam dentro da sua rotina.