O atendimento ao cliente deve ser um conceito holístico e um valor organizacional

O atendimento ao cliente deve ser um conceito holístico e um valor organizacional. Confira pontos estratégicos!

O conceito de atendimento ao cliente como o resultado de um processo é bastante resolutivo para uma empresa na era digital, independentemente do seu porte ou segmento, sendo essa uma oportunidade de atuação para o empreendedor.

O atendimento ao cliente deve ser um conceito holístico e um valor organizacional

A gestão holística deve considerar todos os processos da empresa, bem como deve relacionar os fatores externos com seus resultados; de modo que as metas estabelecidas sejam alcançáveis e o direcionamento da marca ocorra organicamente no mercado atual.

Sendo assim, o atendimento ao cliente na era digital deve ser um conceito empresarial; de modo que a empresa entregue seus valores em todas as etapas do fluxo de compra. Visto que o cliente é atendido desde o seu primeiro contato com a marca.

Otimize fluxos e minimize os gargalos

É cabível que a gestão da empresa faça um acompanhamento dos seus fluxos internos de modo direcionado para que obtenha clareza sobre possíveis gargalos para que possa saná-los de forma resolutiva. 

A tecnologia na gestão

O cliente deve ser atendido de forma orgânica e atualizada. Por isso, o investimento em um sistema ERP integrado é fundamental para esse processo; já que é uma maneira de obter métricas em tempo real e direcionar o seu orçamento, evitando investir em fluxos contraproducentes.

Através da tecnologia é possível que uma empresa eleve suas vendas, direcionando suas ações inbound marketing e aumentando os canais de vendas, como disponibilizando um chatbot, por exemplo; já que desta forma o cliente pode tirar dúvidas e realizar compras fora do horário comercial ao interagir com a inteligência artificial.

Valores entregues ao cliente

Entretanto, para que o cliente seja atendido dentro do conceito da empresa, é necessário que a gestão tenha clareza de que a entrega de valores (elaborados quando da definição de sua cultura organizacional) é feita o tempo todo.

Sendo assim, a empresa deve acompanhar o processo de compras, atender o cliente em suas dúvidas, entregar o produto dentro do prazo e tratar uma troca ou uma devolução de forma tão positiva quanto trata uma venda.

Fidelização orgânica

Dessa maneira, a fidelização do cliente se torna um processo natural para a gestão; o que é primordial para o crescimento de uma empresa na era digital.

Sendo assim, diversos fatores impactam a empresa, porém, o mais importante é que o empreendedor conceitue o atendimento como um processo  interno e não somente como o contato direto entre o cliente e a empresa. Visto que é necessário minimizar gargalos e desburocratizar processos para que esse contato seja cada vez menos necessário. 

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