O Antissemitismo Nazista: vai cair na sua prova!

Um resumo completo com tudo que você precisa saber

O Antissemitismo Nazista: tema muito importante para as provas de história

O Antissemitismo Nazista é um assunto muito importante e que pode ser abordado por questões de história, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a criação o Antissemitismo Nazista. Vamos conferir!

O que foi o Antissemitismo Nazista?

Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas dizimaram milhões de pessoas. Entre eles estavam ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová, deficientes mentais e físicos e opositores políticos. O grupo mais perseguido nesse período foi o dos judeus.

Antissemitismo Nazista: contexto

O antissemitismo, aversão aos judeus, já existia na Alemanha antes mesmo da ascensão nazista. Porém, a partir do século XIX, a ideologia passa a se difundir com maior força.

O partido nazista possuía o antissemitismo como prática necessária para a construção de uma nova Alemanha, afirmando que nenhum judeu poderia ser considerado cidadão alemão. Os nazistas afirmavam que a “raça alemã” era superior as demais e que os judeus seriam os responsáveis pelos problemas da Alemanha no início do século XX. Precisamos nos lembrar de que, no início do século XX, a Alemanha enfrentava uma grande crise econômica. Os alemães acreditavam que a situação em que eles se encontravam havia sido criada pelo Tratado de Versalhes: o documento, assinado depois da Primeira Guerra Mundial, consolidava uma série de restrições e humilhações aos alemães.

Existia também, na sociedade alemã da época, o medo de que a ideologia socialista dominasse o país, uma vez que o advento da Revolução Russa era ainda muito recente (1917).

Assim, quando Adolf Hitler assume o cargo de Chanceler em 1933, o Partido Nazista encontra o cenário perfeito para aplicar as suas ideologias, especialmente as antissemitas.

Antissemitismo Nazista: principais aspectos

Quando o presidente alemão morre e Hitler se torna o único chefe de Estado, em 1934, diversas leis antissemitas foram colocadas em vigor, como a Lei para Restauração do Serviço Público Funcional , que proibia que os judeus atuassem em cargos públicos.

A violência do antissemitismo na Alemanha piorava a cada dia. Em 1935, as Leis de Nuremberg foram aprovadas e reforçavam ainda mais a ideia do antissemitismo.

Contudo, estudiosos afirmam que o antissemitismo teria se consolidado definitivamente no país em 1938, na chamada Noite dos Cristais, quando apoiadores do Partido Nazista quebraram diversas lojas que pertenciam aos judeus e atacaram pessoas nas ruas.

Antissemitismo Nazista: a “Solução Final”

O plano conhecido como “Solução Final” foi elaborado no ano de 1941 e foi responsável pelo extermínio de milhões de judeus. Estima-se que mais de 6 milhões de judeus tenham perdido suas vidas nas mãos dos nazistas.

Com o fim da guerra, os sobreviventes dos campos de concentração foram libertados pelos Aliados  os responsáveis pelo Holocausto foram julgados pelo Tribunal de Nuremberg.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.