O Nubank é um dos maiores bancos digitais do mundo, e muito querido pelos brasileiros, pois oferece diversos benefícios aos seus clientes através de seu aplicativo de celular. Nesse sentido, através do app da fintech também é possível realizar estornos de transações feitas através do Pix.
Sendo assim, este estorno do Pix no Nubank pode ser parcial ou total, podendo ser utilizado em casos de valor recebido por engano, em que o recebedor deseja devolver o dinheiro. Isso pode ser feito de maneira muito simples através do extrato Pix da conta, dentro do aplicativo da instituição financeira, processo que leva apenas alguns minutos.
É importante destacar que esta função dentro do aplicativo não é uma exclusividade do Nubank. Dessa forma, todas as instituições financeiras que oferecem o Pix são obrigadas a oferecerem esta função aos seus clientes, para que possam estornar os valores quando necessário.
Como fazer estorno do Pix no aplicativo do Nubank?
Confira a seguir um tutorial com passos simples, ensinando como realizar o estorno de transações Pix dentro do aplicativo do Nubank:
- Primeiro, abra o aplicativo do Nubank no celular, disponível para Android e iOS;
- Na página inicial, selecione a opção “Conta”;
- Em seguida, deslize a tela em busca da opção “Histórico” e clique nela;
- Agora, procure a transação Pix que deseja realizar o estorno;
- Ao encontrá-la, clique na opção “Precisa fazer um reembolso?”;
- Em seguida, insira o valor que deseja reembolsar, que pode ser o total do que foi recebido ou apenas uma parte, e clique na seta que indica a opção “Prosseguir”;
- Por fim, toque novamente no campo “Reembolsar” e insira a senha de quatro dígitos do cartão que será solicitada. Com isso, a transação será concluída automaticamente.
Pronto! Ao final destes passos simples o usuário do aplicativo Nubank já consegue visualizar a confirmação do reembolso. Além disso, já será disponibilizado o comprovante dessa transação, que pode ser compartilhado através das redes sociais.
Como pedir o estorno para um usuário?
O Pix revolucionou as transações bancárias no Brasil, com um sistema que permite enviar e receber dinheiro de maneira instantânea e gratuita. No entanto, existe um lado negativo, pois não é possível cancelar a operação em andamento ou ao final, justamente por ser instantânea. Sendo assim, em casos de erros, ou seja, transações enviadas por engano ou com valores equivocados, o dinheiro fica “perdido”.
Lembrando que na opção de Pix agendados do Nubank existe a possibilidade de cancelamento da operação. Desta maneira, o usuário pode cancelar a transação agendada até 24 horas antes da data programada para o envio do Pix.
Apesar de não ser possível reverter um Pix, o Banco Central disponibiliza a opção de negociar o estorno do valor enviado indevidamente com a pessoa que recebeu a transação. Além disso, o usuário que enviou o Pix equivocado pode entrar em contato com a instituição financeira em questão, e verificar se existe a possibilidade de uma intermediação com o destinatário da transação.
Com isso, observa-se a importância do mecanismo de estorno disponível no aplicativo do Nubank e também de outras instituições financeiras. Isso porque, após entrar em contato com o usuário que recebeu o Pix de maneira indevida, é necessário que exista um meio de devolver a quantia em dinheiro ao usuário que realizou a transação equivocada.