Nubank usa biometria facial para transações com o Pix que exceda o limite
O Nubank já atualizou as condições do uso da função Pix, conforme solicitou o Banco Central. A fintech enviou um e-mail para seus clientes informando a possiblidade de definir limites para o Pix. Agora, transferências instantâneas com valor alto deverão ser confirmadas com reconhecimento facial.
No e-mail, o banco digital diz que o novo recurso funcionará como mecanismo de segurança. Em nota ao Tecnoblog, o Nubank esclarece que “disponibilizou uma funcionalidade de segurança para transações Pix, que faz a validação automática do usuário por meio de reconhecimento facial”.
Segundo a fintech, o serviço já está disponível para dispositivos com sistemas operacionais Android e iOS. “Essa camada de proteção adicional garante que só o cliente Nubank possa realizar as transações, de forma segura”, diz a empresa.
Importante lembrar, que as transações via Pix serão autorizadas por meio da senha de 4 dígitos do cartão. O reconhecimento facial só será solicitado quando a transferência indicar uma quantia muito alta, ou que exceda o limite máximo diário.
Como é o reconhecimento facial para Pix no Nubank
A biometria facial do Nubank não é semelhante à usada para desbloquear celular. O sistema está inserido no próprio aplicativo e, pertence a uma empresa americana FaceTec. Não é necessária uma instalação adicional.
Ao tentar fazer uma transferência via Pix com um valor maior, aparecerá uma mensagem no aplicativo dizendo: “antes de continuar, precisamos confirmar sua identidade”. Na sequência o sistema pede que o cliente tire todos os acessórios, como boné ou óculos. Por fim, a biometria facial será verificada autorizando a transação.
Na mensagem de e-mail enviada aos clientes, o Nubank informa sobre a função “Meu limite Pix”. Para acessá-lo, siga os seguintes passos.
- Acesse o app, na parte inferior toque em Pix;
- Digite a senha de 4 dígitos do cartão;
- Indique um valor máximo para transferências diárias com Pix;
- Selecione “Ajustar limite”, insira novamente à senha do cartão, e pronto.
Vale ressaltar que as “transações consideradas suspeitas serão bloqueadas, mesmo dentro do limite diário”, diz a empresa. Neste caso, é válido definir um limite mais baixo e tentar novamente.