Se você é cliente no Nubank, e precisa realizar algum tipo de procedimento no aplicativo oficial do banco, provavelmente está tendo uma quarta-feira (17) complicada. De acordo com relatos nas redes sociais, vários usuários estão tendo problemas para acessar o app.
Ainda segundo os relatos, existem casos de falhas no login, além de dificuldades de completar operações no Internet Banking, como caso da realização do Pix.
Ao menos até o final da manhã dessa quarta-feira (17), o site Downdetector, que reúne uma projeção da quantidade de reclamações, registrou um total de ao menos 700 queixas em relação ao app do Nubank.
Já no Google Trends, uma plataforma que segue as pesquisas do buscador, os termos “Nubank erro” e “Nubank fora do ar hoje” aparecem com um aumento repentino.
O que diz o Nubank
Mas afinal de contas, o que diz o Nubank? Por meio de suas redes sociais oficiais, o banco decidiu se pronunciar diante de tantas críticas em relação ao funcionamento do seu aplicativo.
“Lamentamos o ocorrido. Estamos cientes da oscilação e estamos trabalhando para resolver a problemática. Qualquer dúvida, estamos à disposição nos canais de atendimento: e-mail: meajuda@nubank.com.br ou os telefones: 4020 0185, e 0800 591 2117”, disse a instituição.
Algumas horas depois, o Nubank enviou uma segunda mensagem:
“Ocorreu uma oscilação que afetou o funcionamento dos nossos serviços. A situação já foi resolvida e a estabilidade está retornando gradualmente. Portanto, pedimos apenas que aguarde e, caso o erro persista, recomendamos que limpe o cache do app e faça uma nova autenticação”, disse a empresa.
Problemas com o Bradesco
Problemas com aplicativos de bancos não são a exclusividade do Nubank. Ainda nessa semana, relatos de instabilidades também foram registrados entre os usuários do Bradesco.
Durante toda manhã da última segunda-feira (15), o Bradesco respondeu clientes através das suas redes sociais, afirmando que eles deveriam tentar entrar em suas contas mais tarde.
Ainda no final do ano passado, clientes do Bradesco passaram por um susto. Muitos deles usaram as redes sociais para afirmar que ao entrar em suas contas perceberam que os seus saldos estavam zerados.
“Ô Bradesco, cadê o dinheirinho que estava na minha poupança e não está mais? É pouco, mas é meu. Quero de volta”, cobrou outro usuário.
“Gente alguém que usa Bradesco também tá com problema na conta?? Meu dinheiro sumiu e ainda me negativaram”, escreveu uma usuária.
“Que absurdo do Bradesco! Minha conta estava zerada ontem e amanheceu ainda zerada! Bradesco, faça algo imediatamente!”, cobrou ele.
“É sério isso Bradesco? Causando em plena segunda-feira. Literalmente, que reine o caos”, escreveu outra.
Naquele momento, o Bradesco indicou que o processamento noturno do banco não tinha atualizado os saldos da conta corrente de maneira correta. Por isso um grupo reduzido de clientes teria sido vítima desse problema.
Em outubro do ano passado, o aplicativo oficial do Bradesco também apresentou falhas durante um período de 6 horas. Naquela ocasião os usuários não conseguiam entrar em suas contas, e nem sequer enviar um pix.
Tais problemas, portanto, parecem fazer parte do dia-a-dia do brasileiro.
Contexto de mudança
O problema no app do Bradesco acontece meses depois de o banco anunciar a indicação de Marcelo de Araújo Noronha para o posto de presidente do banco. Como estamos falando do segundo maior banco privado do país, a informação acabou causando frisson dentro do mercado financeiro.
Marcelo substituiu Octavio de Lazari Júnior, que estava no cargo desde o ano de 2018. “A mudança tem o propósito de iniciar um ciclo de projetos e objetivos estratégicos robustos para os próximos anos”, afirmou o hoje presidente do Conselho de Administração do banco, Luís Carlos Trabuco.