O Nubank, banco digital brasileiro que possui entre seus acionistas a Berkshire Hathaway, do investidor Warren Buffet, está em busca de novas propostas de investimentos. Dessa maneira, a fintech espera que novos bancos de investimento coordenem sua oferta pública inicial de ações (IPO) nos Estados Unidos.
Segundo o que foi dito pelo fundador e presidente-executivo do Nubank, David Vélez, um IPO já fazia parte dos planos futuros da fintech. No entanto, o que não fora planejado, é que a possibilidade de um IPO estaria nos planos de curto prazo da empresa, porém, com os novos investimentos vindos de empresas como a Berkshire Hathaway, a nova ambição se tornou possível mais cedo.
Deste modo, as novas discussões do Nubank com outros bancos mostram os preparativos da fintech para o mercado de ações. Atualmente, o banco digital se mostra mais avançado do que nunca, pois, graças aos novos investimentos recebidos recentemente, o banco já poderia ser avaliado em mais de 40 bilhões de dólares.
O IPO seria uma das maiores estreias de uma empresa sul-americana no mercado de ações. Assim, o Nubank poderia se equiparar a outras ofertas esperadas por investidores tradicionais do mercado de ações, como a corretora online Robinhood. O que demonstra a ambição do Nubank em estar cada vez mais no topo.
O que é uma IPO?
Um dos eventos do mercado financeiro que recebe mais atenção de investidores são os IPO. Estes eventos marcam a estreia de uma empresa na Bolsa de Valores, como é o caso do Nubank, e costumam despertar grande curiosidade e interesse. Além disso, grande parte dos investidores possuem a ambição de obter ganhos no evento.
Em inglês, IPO é a sigla para “Initial Public Offering”, ou “oferta pública inicial” em português. A sigla representa a primeira vez que uma empresa passa a receber novos sócios através de uma oferta de ações ao mercado. Assim, a empresa se torna uma companhia de capital aberto com papéis negociados no pregão da Bolsa de Valores.
Portanto, para empresas, o IPO é um processo complexo e muitas vezes caro. O processo envolve uma mudança de mentalidade de gestão, algo que consiste em fornecer informações próprias para o mercado e a conviver com novos acionistas. Este é o novo ambiente de negócios que o Nubank vem buscando há algum tempo.
Nubank em alto crescimento
O Nubank mais que dobrou o número de clientes em 2021. Deste modo, o banco digital passou de 19,8 milhões em dezembro de 2020 para 40 milhões em junho. A empresa, que foi fundada em 2013, já recebeu mais de US$ 1,2 bilhão de investimentos nos últimos 7 anos. Além disso, também já foi considerado, por 3 anos consecutivos, o melhor banco do país pela revista Forbes.
Ademais, o Nubank é a única empresa latino-americana no ranking de 2021 da CNBC. O ranking analisou as empresas que tiveram o melhor desempenho em meio à pandemia de Covid-19 no ano de 2020 e que foram capazes de superar os percalços econômicos com modelos de negócios resilientes. Assim, a popularidade e reconhecimentos demonstram a ascensão do banco digital.