No fim de maio, a estudante de odontologia, Thamires Noberto, relatou em uma rede social que teve seu celular furtado, e como consequência disso, sua conta bancária no Nubank foi invadida. Os criminosos acabaram trazendo um prejuízo de mais de R$ 7 mil para a jovem. No dia 31 de maio, o Nubank ressarciu os R$ 6.390 que haviam sido roubados de sua conta no banco digital.
Além do valor roubado da conta do Nubank, Thamires Noberto também relatou que os criminosos transferiram R$ 610 de sua conta no Mercado Pago. Desse modo, a estudante aguarda o ressarcimento desse valor. Ao ser questionado sobre o ocorrido, o Mercado Pago informou que entrou em contato com a cliente por telefone e que estavam sendo feitas análises sobre o ocorrido.
Segundo a jovem, os seus aplicativos que foram invadidos por criminosos tinham senhas diferentes. Apesar disso, ainda assim a estudante de odontologia acabou sendo mais uma vítima dos problemas de segurança virtual.
Saiba o que fazer ao ter o celular furtado
Apesar da estudante ter passado por um grande transtorno, sua agilidade em lidar com o problema acabou evitando que a situação se agravasse. Nesse sentido, ao ter o celular furtado é importante informar às instituições financeiras e amigos/familiares sobre o ocorrido. As autoridades também recomendam que as vítimas façam um Boletim de Ocorrência.
Bloquear o aparelho também é uma forma de garantir a segurança dos dados ao ter o celular furtado. Para isso, a vítima deve utilizar o IMEI (International Mobile Equipment Identity), um registro internacional que bloqueia o aparelho. O código pode ser encontrado na caixa do aparelho. Também é possível descobrir pelo teclado do celular, digitando *#06#.
Estudante relata descaso por parte do Nubank
De acordo com a jovem, a tentativa de resolução do problema foi bastante difícil e exigiu que ela repetisse o que havia ocorrido inúmeras vezes. Thamires ainda relatou que as empresas só resolveram o problema quando sua história viralizou no twitter e acabou sendo exposta em portais de notícias.
A estudante conta que o seu primeiro contato com o Nubank para relatar o ocorrido foi bastante insatisfatório, já que a instituição afirmou não ter responsabilidade sobre o caso. “Jogaram a culpa sobre o Mercado Pago”, disse. Thamires informou que durante todo esse período se sentiu desolada e sem vontade de sair da cama.
O banco digital Nubank informou que a demora no ressarcimento dos valores ocorreu porque foi necessário concluir as transações ocorridas indevidamente. “O Nubank informa que segurança é uma prioridade e que a empresa possui uma série de mecanismos de proteção. Estamos em contato com a cliente e lamentamos o ocorrido”, informou a instituição ao TudoCelular.
Apesar dos esclarecimentos do Nubank, a jovem afirmou que ficou decepcionada com o atendimento da instituição, tendo em vista a enorme quantidade de ocorrências parecidas relatadas por outros usuários da plataforma. “Fico triste também pelos inúmeros relatos que li e vi que não é um problema pontual, é recorrente. Espero que eles melhorem toda essa questão de segurança e que, muito melhor que qualquer ausência de burocracias, é o nosso dinheiro protegido”, disse.