Uma pesquisa realizada pela Serasa revelou que mais da metade dos brasileiros possui mais de dois cartões de crédito. O estudo, que entrevistou 3.097 pessoas entre os dias 2 de abril e 2 de maio, identificou que 52% dos brasileiros têm três ou mais cartões. Para 35% desses entrevistados, o motivo principal para ter mais de um cartão de crédito é poder somar os limites e realizar compras do dia a dia, como para fazer supermercado.
“Esse comportamento revela que o brasileiro ainda utiliza o cartão de crédito como uma forma de regularizar as despesas, mesmo que seja coordenando mais de uma fatura”, pontua Amanda Rapouzo, diretora de Serasa Crédito.
Perfil de consumo dos brasileiros
A fim de compreender melhor os perfis de uso do cartão de crédito no Brasil, a Serasa definiu 10 Perfis de Crédito, que descrevem características e hábitos dos entrevistados. De acordo com a pesquisa, a maioria das pessoas (36%) se enquadram no perfil de “Consumidores Conscientes” e compreendem que o cartão de crédito é uma ferramenta para a organização financeira.
Em contrapartida, 19% dos entrevistados se consideram “Gestores Básicos”, utilizando o cartão de crédito diariamente para complementar a renda ao pagar contas básicas. Esses perfis definidos pela Serasa ajudam a compreender as diferentes abordagens e estratégias dos usuários em relação ao uso do cartão.
“Hoje, temos uma diversidade de opções, que oferecem serviços para atender cada necessidade do consumidor”, explica a diretora do Serasa Crédito. “Em geral, os brasileiros buscam por oportunidades que facilitam o controle do orçamento mensal e priorizam benefícios centrais para essa organização, como zero anuidade, opções de parcelamento, taxa zero para transações bancárias e limite de crédito”, complementa.
Cuidados ao utilizar o cartão de crédito
O cartão de crédito é um meio de pagamento amplamente utilizado pelos consumidores. Entre as suas principais vantagens, destacam-se a comodidade e praticidade nas compras, pois o cartão pode ser utilizado em estabelecimentos físicos e online, além de ser aceito internacionalmente. O cartão de crédito também permite o parcelamento de compras, o que pode ajudar a diluir o valor das despesas ao longo do tempo.
Outra vantagem do cartão de crédito é a possibilidade de acumular pontos ou milhas em programas de recompensa, que podem ser trocados por produtos, serviços ou viagens. No entanto, o uso do cartão de crédito pode apresentar algumas desvantagens.
A primeira delas é o risco de endividamento, já que o crédito fácil pode levar as pessoas a gastarem mais do que podem pagar. Vale lembrar que os juros do cartão de crédito são bastante elevados em comparação com outras modalidades de crédito, como o empréstimo pessoal.
Embora seja permitido pagar um valor mínimo da fatura do cartão de crédito, essa prática pode levar ao endividamento devido aos altos juros cobrados sobre o saldo remanescente. Sendo assim, é indicado que os consumidores sempre realizem o saldo devedor total.
Em suma, o uso do cartão de crédito deve ser feito com cautela e planejamento financeiro. É importante evitar gastos excessivos e sempre pagar a fatura em dia, para evitar o acúmulo de juros e multas. É recomendado também que os consumidores escolham um cartão de crédito que ofereça benefícios e vantagens que sejam adequados ao seu perfil de consumo.