Avaliando a praticidade do cartão de crédito: pagar contas com segurança e conveniência

É uma boa mesmo usar o cartão para tudo?

Se você possui uma quantidade considerável de boletos acumulados, certamente já se questionou sobre a viabilidade de utilizar o cartão de crédito como meio de pagamento para contas. Indubitavelmente, esse instrumento financeiro pode acarretar em grandes inconvenientes quando utilizado sem critério ou controle adequados. No entanto, em determinadas circunstâncias, o crédito disponível no cartão pode proporcionar um alívio temporário nesse sufocante cenário.

Como se dá a utilização do cartão de crédito para quitar as contas

Muitos indivíduos nos dias atuais, encontram-se em desequilíbrio financeiro. Como resultado, não conseguem efetuar o pagamento pontual de dívidas como as de telefone, água e luz. Nesse contexto, recorrem à utilização do cartão de crédito para o pagamento dessas obrigações.

É um fato incontestável que é possível pagar essas contas básicas utilizando cartões, desde que essa funcionalidade esteja habilitada e disponível. Para isso, é necessário que o cartão esteja válido e possua um limite disponível.

No entanto, em certas ocasiões, as operadoras impõem taxas para a realização dos pagamentos das contas. Portanto, pode não ser vantajoso em determinados cenários. Além disso, uma vez que parte do limite de crédito é utilizada, não será suficiente pagar as contas para evitar o não pagamento integral da fatura.

Leia mais: GRANDE SURPRESA para os brasileiros com o cartão de crédito acaba de sair HOJE (17/05)

Essa forma de pagamento pode ser útil para os usuários que, de tempos em tempos, enfrentam desequilíbrios financeiros e não possuem recursos suficientes para quitar os boletos imediatamente. Essa é uma das vantagens do cartão: o prazo máximo de 40 dias para o pagamento da fatura.

No final das contas, é vantajoso ou não? Sim, é vantajoso. Especialmente para os usuários que planejam suas despesas, utilizando o cartão de crédito como um aliado para o pagamento das contas. Dessa forma, é possível aproveitar ao máximo o prazo de 40 dias para quitar a fatura.

Entretanto, uma dica importante é não negligenciar a saúde financeira. Além disso, os cartões não devem ser considerados como complementos de renda.

Como efetuar o pagamento de boletos com cartão de crédito?

Em geral, as instituições financeiras disponibilizam diversas opções para que o cliente realize os pagamentos. Entre essas opções estão:

Internet Banking

  • Acessar a conta utilizando o serviço de Internet Banking;
  • Localizar a função de “Pagamento”;
  • Digitar ou digitalizar o código de barras presente no boleto;
  • Selecionar a alternativa de pagamento com “cartão de crédito”;
  • Autorizar o pagamento por meio da senha digital.

Aplicativo dos bancos

Caso o titular da conta deseje pagar o boleto, é necessário autorizar previamente o dispositivo móvel por meio do Internet Banking ou caixas eletrônicos. Em certos casos, é preciso entrar em contato com a administração do banco para obter a liberação do serviço.

Central de atendimento telefônico

Antes de mais nada, é essencial verificar se o banco permite o pagamento dos boletos por meio da central de atendimento telefônico. Além disso, é importante averiguar qual é o valor cobrado por essa prestação de serviço.

Dicas para usar o cartão de crédito para pagar contas com inteligência

Se o seu objetivo é utilizar um cartão de crédito para quitar as contas e/ou boletos acumulados, livrando-se das dívidas, é crucial agir com planejamento. Isso ocorre porque pagar uma dívida criando outra ainda maior não é uma escolha vantajosa. Por isso, siga as orientações a seguir para utilizar o cartão de crédito de forma responsável e evitar um endividamento ainda maior.

Veja também: As 10 melhores opções de cartão de crédito sem anuidade

Compare as diferentes ofertas dos cartões de crédito para pagamento de contas disponíveis no mercado

Atualmente, é comum as pessoas possuírem mais de um cartão, e cada operadora oferece suas próprias vantagens, como juros zero e isenção de anuidade. É interessante analisar quais são as mais atrativas.

É recomendável optar por um cartão de crédito para pagar contas que possua as menores taxas de juros. Além disso, leve em consideração os programas de recompensas, vantagens e outras promoções que podem se destacar.

Tome cuidado ao utilizar cartão de crédito com programas de recompensas

Muitas operadoras se concentram apenas em incentivar os usuários a gastar, o que, no final das contas, não é vantajoso. O propósito de um cartão de crédito é auxiliar o usuário na aquisição de bens e, em certas situações, utilizar o crédito para quitar dívidas, não acumular mais.

Se for possível, é preferível efetuar o pagamento à vista

Endividar-se com cartões de crédito nunca é uma decisão acertada. Como mencionado anteriormente, essa pode ser uma solução temporária, mas não se torne um hábito.

O ideal é pagar as contas mensais, como água, energia elétrica e telefone, integralmente e dentro do prazo de vencimento. Afinal, ninguém deseja utilizar um cartão de crédito, que foi criado para compras, para pagar outras contas. É essencial lembrar-se de que é fácil acumular mais dívidas, anulando qualquer progresso alcançado em termos de equilíbrio financeiro.

Enquanto estiver no processo de quitação de dívidas, o usuário deve estabelecer um orçamento específico para esse fim ou utilizar o cartão de débito em vez do crédito. Dessa forma, não acumulará inadvertidamente novas dívidas que não pode pagar.

Por fim, é fundamental criar um plano de pagamento para a dívida. Independentemente de utilizar ou não o cartão de crédito para pagar contas, é necessário estimar quanto do rendimento mensal será destinado à quitação do montante. Se for necessário, faça um plano de corte de gastos para direcionar o dinheiro mensalmente. Uma sugestão é começar eliminando despesas supérfluas, lanches, entretenimento, viagens e outros itens que estejam dentro do orçamento. Considere também desinstalar aplicativos de streaming.

O uso do cartão de crédito para pagar contas pode ser uma solução imediata para evitar o acúmulo de dívidas em atraso por um longo período. No entanto, é essencial ponderar se vale a pena arcar com o que virá.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.