Novo valor do piso salarial para os profissionais do magistério público da educação básica

O Governo oficializou o novo valor do piso salarial para os profissionais do magistério público da educação básica. Saiba mais!

De acordo com informações oficiais do Governo, a portaria que estabelece o novo piso salarial dos professores da educação básica é assinada. Conforme informações oficiais, os docentes também tiveram um incentivo à qualificação com o anúncio de vagas para cursos de formação.

Oficializado o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica

A portaria que estabelece o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica foi assinada, nesta sexta-feira (04/02), pelo Presidente da República. O piso da categoria para 2022 será de R$ 3.845,63. Além disso, na cerimônia, no Palácio do Planalto, também foram lançados dois editais com 168 mil vagas em cursos de formação para docentes.

A maior correção salarial concedida à categoria desde o surgimento da Lei do Piso

Conforme informa o Governo do Brasil, em seu site oficial, o reajuste de 33,24% é a maior correção salarial concedida à categoria desde o surgimento da Lei do Piso, em 2008. Um total de 1.726.099 docentes terão direito ao novo piso, de acordo com o Ministério da Educação.

De acordo com as informações oficiais, o piso nacional da categoria é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para a jornada de no máximo 40 horas semanais. A Lei 11.738 de 2008, que institui o piso, estabelece que os reajustes devem ocorrer a cada ano, em janeiro.

Incentivo à formação continuada

Os dois editais lançados durante a cerimônia são para cursos de graduação e pós-graduação para professores da educação básica. O primeiro é o da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que tem cursos na modalidade à distância. As 137 instituições públicas de ensino superior integrantes do Sistema UAB devem apresentar suas propostas para os cursos, informa o Governo do Brasil.

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação

As informações oficiais ressaltam que são 156 mil vagas, sendo 91 mil para graduação, em cursos de licenciatura, 39 mil para especialização de professores em exercício e 6.120 para parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. 

Outras 20 mil vagas serão destinadas a agentes públicos municipais, estaduais e federais para projetos de desenvolvimento da economia local. Para mais informações acesse o site oficial do Governo do Brasil – gov.br.

É importante acompanhar as informações oficiais para que obtenha atualizações importantes quanto a pisos salariais e outras informações relevante na rotina de diversos profissionais e do cidadão comum.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.