Novo Ensino Médio: veja quais são as mudanças 

O Novo Ensino Médio está muito perto de se tornar realidade. A nova estrutura busca uma aprendizagem focada nas áreas de conhecimento. 

Desse modo, abre espaço para o aluno optar por uma formação independente em relação às escolhas acadêmicas e profissionais. 

As principais transformações do Novo Ensino Médio são: 

  • Aumento da carga horária dos alunos,  
  • Adoção de uma base comum curricular, 
  • Escolha dos itinerários formativos baseados no interesse do próprio estudante.

Com vários eventos ocorrendo atualmente no Brasil nos últimos meses, o holofote está passando longe deste novo modelo da educação. 

Todavia, faltam pouco mais de 3 meses para 2022, e ainda existem dúvidas sobre o novo formato de ensino. 

Desenvolvimento de habilidades e talentos

Para a diretora de educação da rede Adventista do ABCDM e Litoral, Marizane Peirgentille,  a formação será pautada no desenvolvimento de habilidades e talentos dos estudantes. 

“A partir de agora o educando se torna protagonista no ensino, desenvolvendo muito mais autonomia perante a aprendizagem e nas escolhas do seu próprio futuro, com decisões que irão impactar o curso de toda a sua vida”, afirma a diretora.

Os itinerários formativos são formados por diferentes estruturas curriculares que estimulam o aluno a se aprofundar na aprendizagem da formação geral básica. 

“O formato do novo Ensino Médio não limita a formação do estudante aos variados objetos de conhecimento de cada componente curricular ou ao conhecimento inerente à formação técnica”, explica Marizane. 

“Seu diferencial está na proposta de aprofundar os saberes adquiridos no Ensino Fundamental, além de promover uma formação para a vida no século XXI e oferecer uma visão ampla sobre a inserção ao mundo do trabalho, proporcionando uma educação integral a todos”, finaliza.

Ainda respeitando as medidas sanitárias e o distanciamento social por conta da pandemia da covid-19, a Rede Adventista promoveu um evento em formato de game show dividido em vários blocos e palestras. 

A ação tinha como objetivo promover a interação entre os alunos e incentivar a discussão sobre suas expectativas para o Novo Ensino Médio.

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Devolução do auxílio emergencial: Confira as novas regras de pagamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.