Categorias: Economia

Novo ciclo de commodities e a demanda por eletricidade

Publicado por
Veronica Stivanim

Confira os dados dos estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 (PDE 2031), de acordo com documento divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), sobre o novo ciclo de commodities e a demanda por eletricidade.

PDE 2031: demanda de eletricidade

A pandemia causada pelo novo coronavírus gerou impactos no ritmo e na intensidade da retomada do consumo de eletricidade ao longo de 2021, de acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 (PDE 2031).

Cenário superior e horizonte decenal

No cenário superior, o retorno mais breve às atividades presenciais em 2021 atenua o aumento do consumo nas residências. No horizonte decenal, o maior consumo médio por unidade residencial já registrado no Brasil (179 kWh/mês, em 1998) só deve ser superado no segundo quinquênio deste estudo, destaca o documento divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

Evolução dos grandes consumidores industriais

Conforme informações do Ministério de Minas e Energia (MME), em 2021, houve retomada de produção de plantas eletrointensivas, sobretudo nas cadeias do alumínio, pelotização e soda-cloro.

Novo ciclo de commodities e a demanda por eletricidade

Setores exportadores de commodities, como pelotização, siderurgia e celulose, são beneficiados por novo ciclo de commodities. A demanda de eletricidade na rede por parte de segmentos como celulose e siderurgia é limitada pela sua capacidade de autoprodução de eletricidade, destaca o Ministério de Minas e Energia (MME).

A projeção do consumo de eletricidade

Para a projeção do consumo de eletricidade, considerou-se informações relacionadas à produção dos setores no horizonte decenal coletadas até agosto de 2021, informa o Ministério de Minas e Energia (MME) através do Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 (PDE 2031).

Perspectivas para o consumo das indústrias

O cenário de referência supõe o sucesso na realização de reformas estruturais com ganhos de competitividade para a indústria, de acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 (PDE 2031).

Sobre a retomada da indústria de construção

Em especial, destaca-se a retomada da indústria de construção (beneficiada por novos projetos de concessões e investimentos em infraestrutura), transformação e dos setores exportadores de commodities, informa o Ministério de Minas e Energia (MME) através de divulgação oficial.

Cenário referência 1

Crescimento médio de 4,2% anuais entre 2021 e 2031

Cenário referência 2

Crescimento médio de 4,4% anuais entre 2021 e 2031. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), através do Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 (PDE 2031). 

Após forte impacto em 2020 em consequência da pandemia causada pelo novo coronavírus, o comércio e as outras classes voltam a apresentar protagonismo na evolução do consumo ao longo do horizonte de planejamento, informa a divulgação oficial do Ministério de Minas e Energia (MME).