Novo Bolsa Família: governo cancela cerimônia de lançamento - Notícias Concursos

Novo Bolsa Família: governo cancela cerimônia de lançamento

Sem acordo sobre o assunto, o evento que lançaria o Auxílio Brasil – uma reformulação do Bolsa Família – foi cancelado. A celebração estava marcada para as 17h desta terça-feira (19/10), no Palácio do Planalto.

De acordo com o portal Metrópoles, oficialmente a assessoria de imprensa do Ministério da Cidadania cancelou a cerimônia, porém não deu detalhes do que aconteceu. Já conforme o apurado, a não realização aconteceu pela falta de acordo.

Veja também:

Abono salarial PIS/Pasep: 10,6 milhões de pessoas ESQUECERAM o dinheiro

Técnicos do Ministério da Economia não concordam com a hipótese de furar o teto de gastos e a opção de  retirar o dinheiro da taxação de dividendos pode não ser possível, complicando ainda mais o lançamento da reformulação do Bolsa Família.

O senador Angelo Coronel (PSD-BA), relator da reforma do Imposto de Renda, se mostrou contrário a medida. “Tributação de lucros e dividendos? Isso aí está fora, jamais”, criticou. Ele ainda apontou um motivo que a iniciativa é perigosa por poder causar “o maior contencioso tributário da história”. Em outras palavras, isso seria causado devido ao possível questionamento das empresas a medida na Justiça.

Desta forma, essa maneira de financiamento da reformulação do Bolsa Família pode ficar no passado. Outra possibilidade seria se a PEC dos Precatórios fosse aprovada no Congresso, o que ainda não aconteceu.

A abertura de crédito extraordinário também apontada como possibilidade, mas encontra crítica dos técnicos do Ministério da Economia.

Reformulação do Bolsa Família

A reformulação do Bolsa Família – o chamado Auxílio Brasil – foi prometido para ser iniciado em novembro, com o fim do auxílio emergencial, mas sem acordo ainda não se sabe se isso poderá acontecer.

Certa ala do governo tem pressionado a Economia a pagar o benefício, além de aumentar o número de beneficiários. A previsão é que o novo Bolsa Família pague, em média, R$ 300  e atinja 17 milhões de brasileiros.

Hoje pouca mais de 14 milhões são contemplados, porém a fila de espera de pagamentos já ultrapassa um milhão de pessoas.

A ideia com o lançamento do novo Bolsa Família passa por oferecer ajuda para as famílias em vulnerabilidade social e também aumentar a popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para as eleições de 2022. Inclusive, a legislação eleitoral proíbe que o Auxílio Brasil seja lançado em 2022, desta forma, para se tornar realidade, o governo precisa correr contra o tempo e fazer um acordo para começar os pagamentos ainda em 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?