Novembro Azul: Ministério da Saúde reforça cuidados com a saúde masculina

Ministério da Saúde reforça cuidados com a saúde masculina. Saiba mais informações sobre o Novembro Azul!

O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, de acordo com o Ministério da Saúde.

Novembro Azul: Ministério da Saúde reforça cuidados com a saúde masculina

A partir da última terça-feira (1º), o Ministério da Saúde irá abordar, ao longo do mês, a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o Ministério da Saúde.

O diagnóstico precoce pode ser o caminho para a cura do câncer de próstata

O Ministério da Saúde reforça que a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

A necessidade da prevenção

Por isso, o objetivo é conscientizar os homens em relação à necessidade de cuidar da própria saúde, atuando de forma preventiva, de acordo com o Ministério da Saúde.

Diversos exames são fornecidos através do Sistema Único de Saúde (SUS)

Conforme destaca o Ministério da Saúde, dentre os exames estão: biópsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de prostata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático específico. Entre os exames para diagnóstico estão ainda exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos.

O “Novembro Azul”

De acordo com informações oficiais do Ministério da Saúde, a iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. 

O objetivo da campanha Novembro Azul

Conforme destaca a divulgação oficial do Ministério da Saúde, o Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. 

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro, segundo destaca o Ministério da Saúde. Campanhas como essa são muito importantes para disseminar a necessidade de se prevenir quanto às diversas doenças.

Campanhas relevantes

O Novembro Azul tem ganhado espaço na sociedade, tal como tem ocorrido com o Outubro Rosa. Sendo assim, são campanhas de relevância social, que objetivam conscientizar a população de forma preventiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.