Novas Maneiras de Obter Feedback do Cliente
Os retornos dos clientes e a comunicação pela internet
A comunicação entre o cliente a empresa mudou por conta da internet. Assim sendo, as pessoas se comunicam muito mais de forma online do que de forma direta. Ao passo que essas mudanças estão presentes em todas as vertentes. Sendo assim, não seria diferente para o comércio varejista.
A internet alterou a forma como o mundo se comunica, bem como expandiu as possibilidades de atuação do mercado. Por isso, não basta que as empresas se comuniquem de forma diferente internamente, é possível entender as novas formas de feedback do cliente.
O consumidor e a sua opinião direta e indiretamente
No modelo anterior a essa inovação tecnológica o cliente não se expressava de forma direta, muitas vezes até mesmo escondia sua insatisfação. No entanto, o cliente no mercado tecnológico faz uso da demanda virtual para que tenha a sua própria voz no mercado, ainda que de forma indireta.
Além de excelentes canais de vendas, as redes sociais são ótimas ferramentas de captura de informações. Sendo uma das inúmeras maneiras de obter retorno quanto a satisfação do público.
melhorias contínuas e pontos assertivos para solucionar
Caso os retornos sejam negativos, cabe a empresa atuar em duas vertentes, reverter a insatisfação do cliente e buscar melhorias contínuas. Por isso, os retornos dos clientes são maneiras assertivas de entender os pontos de melhoria.
Assim sendo, mesmo em empresas menores, é importante estar de olho nas mídias sociais, bem como nos retornos que os clientes informam diretamente, presencialmente ou telefone.
Presença digital e marketing ajudam a empresa a lidar com a demanda online
Por isso, a empresa precisa se atualizar e marcar a sua presença digital. Veja nossas dicas de marketing digital para pequenas empresas e amplie a sua capacidade de mercado.
Assim sendo, os retornos negativos ajudam a melhorar, e os positivos mostram que o caminho está correto. Mas jamais uma empresa deve para de acompanhar as demandas por inovação e tecnologia do mercado atual.