Nova semana de março começa com GRANDE ALERTA GERAL para os trabalhadores com carteira assinada - Notícias Concursos

Nova semana de março começa com GRANDE ALERTA GERAL para os trabalhadores com carteira assinada

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), são iniciativas sociais responsáveis pelo pagamento anual do abono salarial, que só é repassado aos cidadãos de direito.

No entanto, o PIS é destinado aos trabalhadores de empresas privadas, e o PASEP é destinado aos servidores públicos. Ambos são administrados pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, respectivamente.

A seguir, veja quem recebe e quem não tem direito ao pagamento do benefício.

Quem recebe o PIS/PASEP?

Para receber o abono salarial do PIS/PASEP, o trabalhador precisa se enquadrar em alguns critérios. São eles:

  • Estar inscrito no sistema PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter exercido atividade de trabalho formal (carteira assinada) por pelo menos 30 dias em 2021;
  • Ter recebido salário mensal de dois salários mínimos ou menos em 2021;
  • Ter os seus dados enviados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou e-Social pela empresa contratante.

Quem não recebe o PIS/PASEP?

  • Não ter o número mínimo de dias trabalhados no ano-base;
  • Ter recebido uma média salarial acima da exigida no ano-base;
  • Ter começado a trabalhar com a carteira assinada em menos de cinco anos; e
  • Não estar com os dados atualizados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou e-Social, sendo esta uma responsabilidade do empregador.

Como recorrer para receber o PIS/PASEP?

Caso você esteja elegível ao pagamento do abono salarial, mas não teve o depósito efetuado, ou não houve confirmação do pagamento via consulta, saiba que é possível  contestar essa decisão. O trabalhador terá que acessar o site do governo na seção “Formulário de Contato”.

Veja o passo a passo:

  • Acesse a página Formulário de Contato do Ministério do Trabalho e Previdência;
  • Informe seus dados pessoais (CPF, nome completo, estado, e-mail, telefone);
  • No espaço indicado, preencha com “abono salarial”;
  • Por fim, escreva uma mensagem com o motivo da contestação e posteriormente clique em “Enviar”.

Em caso de dúvidas, ligue para o telefone 158, do Ministério do Trabalho e Previdência.

Qual o valor do PIS/PASEP?

O valor da parcela do PIS/PASEP depende do tempo trabalhado com a carteira assinada no ano de apuração. Desse modo, quanto mais tempo trabalhado dentre os 12 meses do ano, maior será o valor do benefício. Veja as proporções:

  • 1 mês trabalhado – R$ 108,50;
  • 2 meses trabalhados – R$ 217,00;
  • 3 meses trabalhados – R$ 325,50;
  • 4 meses trabalhados – R$ 434,00;
  • 5 meses trabalhados – R$ 542,50;
  • 6 meses trabalhados – R$ 651,00;
  • 7 meses trabalhados – R$ 759,50;
  • 8 meses trabalhados – R$ 868,00;
  • 9 meses trabalhados – R$ 976,50;
  • 10 meses trabalhados – R$ 1.085,00;
  • 11 meses trabalhados – R$ 1.193,50;
  • 12 meses trabalhados – R$ 1.302,00.

Como consultar o PIS/PASEP?

Veja como consultar o benefício pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTD):

  1. Acesse o App, disponível para Android e iOS;
  2. Faça login com dados do Gov.br;
  3. Selecione a opção “Benefícios”;
  4. Na sequência, escolha “Abono salarial”;
  5. Por fim, pesquise pelo ano-base, neste caso, 2021;
  6. Na ocasião, será exibido o saldo e a data de pagamento.

Além desse meio, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil disponibilizam os seu próprios canais de consulta. Veja:

PIS

  • Site da Caixa;
  • Carteira de Trabalho Digital;
  • Caixa Trabalhador;
  • Caixa Tem.

PASEP

  • Site do BB;
  • Nos telefones de atendimento: 4004 0001 ou 0800 729 0001.
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