Cidadãos de baixa renda que usam o aplicativo Caixa Tem, em breve poderão usufruir de um novo serviço que será implementado na plataforma. A linha de microcrédito anunciada pela Caixa Econômica Federal será disponibilizada com baixas taxas de juros e ótimas possibilidades.
A expectativa é que seja liberada após o encerramento do auxílio emergencial, a partir do mês de novembro. Segundo informações, os beneficiários poderão pegar emprestado valores entre R$ 300 e R$ 3 mil, para serem pagos entre 18 e 24 meses.
A implementação da linha de crédito no Caixa Tem será para manter o aplicativo em funcionamento, até que seja transformado em um banco digital. Além disso, a medida ajudará milhões de brasileiros após ficarem sem o benefício do coronavoucher.
Inclusão financeira
A Caixa Econômica também anunciou a inclusão de um cartão de crédito para o aplicativo. Neste caso, além da linha de crédito os participantes de programas de distribuição de renda, como o Bolsa Família, poderão usufruir de outras novidades.
Com relação à reformulação do programa social, Pedro Guimarães disse: “Sobre o novo Bolsa Família, a Caixa Econômica e eu estamos envolvidos na parte operacional, quem realmente está fazendo essa discussão é o Ministério da Cidadania com o Ministério da Economia”.
Posto isso, é válido ressaltar que o Caixa Tem pretende levar as famílias em situação de vulnerabilidade social ao acesso facilitado a serviços financeiros. Isso porque, o grupo de usuários costuma encontrar dificuldades em conseguir aprovação de empréstimos em qualquer instituição tradicional, devido suas condições financeiras.