Nova etapa de agendamento para emissão da Carteira de Identidade começa amanhã (27/02)

A emissão de carteiras de identidade é um processo fundamental para a identificação dos cidadãos em um país. No Brasil, essa responsabilidade é do Instituto de Identificação do Estado, que está prestes a iniciar uma nova etapa de agendamento para a emissão da carteira de identidade.

Essa iniciativa visa tornar o processo mais dinâmico e eficiente, oferecendo aos cidadãos uma maneira mais conveniente de obter o documento.

O novo documento de identidade

A nova carteira de identidade, conhecida como Carteira de Identidade Nacional (CIN), traz consigo diversas melhorias e inovações em relação ao documento anterior. Uma das principais mudanças é a interligação de dados em todo o Brasil, o que significa que o número da carteira de identidade será único e válido em todo o território nacional.

Além disso, a CIN também inclui informações adicionais, como o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o Título de Eleitor. Essa integração de dados facilita a vida dos cidadãos, pois elimina a necessidade de portar múltiplos documentos para diferentes finalidades.

Outra novidade da CIN é a inclusão de um QR Code, que permite que qualquer pessoa verifique a autenticidade do documento. Esse código pode ser facilmente escaneado por dispositivos móveis, garantindo a segurança e a confiabilidade da identificação.

Fases de emissão da CIN

A emissão da CIN foi dividida em várias fases para garantir que todos os cidadãos tenham a oportunidade de obter o novo documento. Desde a primeira fase de produção, o estado de Mato Grosso do Sul já emitiu mais de 14 mil carteiras de identidade.

A nova etapa de agendamento para a emissão da CIN está prevista para começar na próxima terça-feira, dia 27. Durante essa fase, serão disponibilizadas mais de mil vagas diárias para agendamento do novo documento. Vale ressaltar que não há necessidade de correria para obter a nova carteira de identidade, uma vez que o documento antigo ainda é válido até 2032.

Agendamento e documentos necessários

Para agendar a emissão da CIN, os cidadãos devem acessar o site oficial do Instituto de Identificação do Estado. Lá, eles podem escolher a opção de primeira ou segunda via da carteira de identidade e selecionar o endereço do posto de identificação mais próximo. Em seguida, é necessário escolher o dia e horário desejados, preencher os campos obrigatórios e digitar os caracteres de segurança.

No dia agendado, é importante que o cidadão leve consigo os documentos necessários. Para emitir a CIN, é necessário apresentar o CPF e a certidão de nascimento, casamento ou divórcio. Além disso, outros documentos opcionais podem ser exigidos, como a Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea e título de eleitor.

Emissão gratuita e validade da CIN

A primeira emissão da CIN é gratuita para todos os moradores. No entanto, em caso de segunda via, pode haver cobrança de taxa, que varia conforme a região. É importante ressaltar que a CIN possui um prazo de validade, que é de cinco anos para crianças de 0 a 12 anos, de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos e indeterminada para idosos acima de 60 anos.

Versões física e digital da CIN

A CIN será emitida em duas versões: física e digital. Ambas possuem o mesmo layout e segurança, garantindo a autenticidade do documento. A versão física é destinada àqueles que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já a versão digital pode ser obtida por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.

A inclusão da versão digital da CIN traz ainda mais comodidade aos cidadãos, uma vez que eles poderão acessar o documento em seus dispositivos móveis a qualquer momento, sem a necessidade de carregar o documento físico.

Ademais, a nova etapa de agendamento para a emissão da Carteira de Identidade Nacional traz melhorias significativas para os cidadãos de Mato Grosso do Sul. A interligação de dados em todo o país, a inclusão de informações adicionais e a versão digital da CIN são exemplos de como o processo de identificação está se modernizando e se adaptando às necessidades dos cidadãos.

Com essa nova etapa de agendamento, espera-se que mais pessoas tenham acesso ao novo documento de identidade de forma rápida e eficiente. A emissão gratuita da primeira via e a validade da CIN também são pontos importantes a serem destacados, garantindo que todos os cidadãos possam obter o documento sem custos adicionais.

Portanto, se você reside em Mato Grosso do Sul e deseja obter a nova carteira de identidade, fique atento ao início da nova etapa de agendamento. Acesse o site do Instituto de Identificação do Estado, agende seu horário e garanta a sua Carteira de Identidade Nacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.