Ter várias contas de FGTS por engano é comum e pode gerar prejuízos; Saiba

Muitos não sabem, mas não saber o que passa em sua conta pode trazer prejuízos. Isso acontece, por exemplo, quando o trabalhador tem múltiplas contas de vinculadas na Caixa. Entenda como isso acontece e como resolver e evitar prejuízos.

Várias contas de FGTS de um mesmo empregador

O FGTS é uma garantia oferecida ao trabalhador que tenha carteira assinada, e o empregador tem a obrigação de fazer um depósito mensal na Caixa Econômica Federal de percentual sobre os ganhos do empregado, sendo que esses valores são corrigidos monetariamente. A obrigação é de que todo empregador deve realizar esse depósito referente ao FGTS até o dia 7, todo mês, assim, 8% do salário bruto do empregado é recolhido para depósito na sua conta vinculada à Caixa Federal.

O problema

É possível que, por engano, o trabalhador tenha diversas contas vinculadas à Caixa Federal, ainda que tenha o mesmo empregador e apenas um emprego. Isso pode acontecer por conta de falha no cadastro, informações duplas quanto ao número do PIS, mudança de CNPJ da empresa empregadora, entre outros. Qualquer uma dessas situações podem gerar mais de uma conta FGTS para o trabalhador. O prejuízo pode acontecer no momento de movimentação do saldo da conta, ou saque do FGTS. A Caixa pode acabar desconsiderando alguma das contas do empregado e então não lhe permitir acesso a todo o valor depositado em seu nome.

O que fazer se desconfia ter múltiplas contas FGTS

É preciso ter atenção e controle sobre os depósitos mensais e condição dos cadastros. É possível fazer isso por consular o site oficial da Caixa, usando o seu PIS. Outras alternativas são através do uso dos aplicativos do FGTS, disponíveis para Android, iOs e Windows Phone. Com eles, é possível acompanhar o extrato de todas as contas. A terceira opção é por meio de SMS, onde o interessado pode receber, pelo celular, informações do seu saldo, extrato, depósitos, correções e saques. É possível também ir pessoalmente à agência mais próxima da Caixa e se informar sobre o assunto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.