Pernambuco: Governador diz que aulas presenciais não devem retornar agora

Já as aulas presenciais nas universidades do estado começarão a retomada gradual a partir da próxima terça-feira (8)

Logo após um protesto realizado por representantes de escolas particulares, que pediam o retorno das aulas presenciais, nesta quinta-feira (3), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), se pronunciou a respeito do tema.

De acordo com o governante, a reabertura das escolas de educação básica não devem retornar no atual momento.

“As escolas são espaços fundamentais para a sociedade. Garantem conteúdos, socialização, a rotina de trabalho para muitos pais, empregos, até mesmo refeições para milhares de estudantes, no caso das unidades públicas. Mas reabri-las significa colocar de volta em circulação e em convivência direta mais de dois milhões de estudantes no estado, e o impacto dessa medida ainda não tem, no mundo, parâmetros científicos e precisos de controle”, afirmou Câmara.

A saber, as aulas presenciais nas universidades do estado começarão a retomada gradual a partir da próxima terça-feira (8). Já as previsões para o ensino básico permanecem incertas. A suspensão termina no dia 14 de setembro.

Nesta quinta, o estado registrou 1.704 novos casos da Covid-19 e 28 mortes, totalizando 130.199 confirmações e 7.619 óbitos.

“Encontrar caminhos”

O governador de Pernambuco citou a experiência que outros países tiveram ao reabrirem suas escolas. De acordo com ele, surgiram riscos ao controle da circulação do vírus, sobretudo em relação às crianças.

“Temos que pensar nas crianças, adolescentes, jovens e em toda a cadeia de profissionais que retornaria às suas atividades presenciais para atender às demandas desse universo. Vamos juntos encontrar caminhos, porque o único enfrentamento que queremos fazer é o do combate à doença e ao vírus”, exclamou Câmara.

O Comitê de Acompanhamento da Covid-19, de acordo com o governante, realiza avaliações para enxergar novas possibilidades de retomada.

“Nenhum governante, trabalhador, empresário gostaria de estar enfrentando uma situação tão grave, que ameaça vidas. Temos obrigação de agir para proteger as pessoas. A educação é uma prioridade incontestável do meu governo desde o primeiro dia, e continuará sendo até o último, assim como a defesa da vida”, declarou.

Protesto para retorno das aulas em Pernambuco

Representantes de escolas particulares fizeram um protesto na Praça da República, junto ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, nesta quinta-feira (3).

O setor apresentou ao governo, no início de julho, a sugestão de fazer a retomada em três fases. A reivindicação é para que o estado autorize a abertura das escolas que estão prontas para respeitar as normas (veja vídeo acima).

De acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino, mais de 200 escolas, o que representa cerca de 10% do total, fecharam desde o início da pandemia, sendo a maioria de educação infantil.

Leia também: Governo de Pernambuco anuncia internet gratuita para professores e estudantes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.