Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

INSS confirma NOVA idade mínima da aposentadoria para 2020; saiba como fica

Ao todo, são três transições em que o INSS, em todas elas, passou a pedir mais seis meses de contribuição.

As novas regras de transição de aposentadoria no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em vigor a partir deste ano. Sendo assim, os novos cálculos têm regras mais duras para os beneficiários, se comparado aos que solicitaram o pedido de aposentadoria antes da publicação da reforma da Previdência em novembro de 2019.

Ao todo, são três transições. O INSS, em todas elas, passou a pedir mais seis meses de contribuição. As novas exigências valerão até o final de 2020.

Por exemplo, na regra da idade mínima progressiva para quem completar as condições em 2020, serão exigidos 61 anos e seis meses de idade para os homens (com mínimo de 35 anos de contribuição) e 56 anos e seis meses para as mulheres (com mínimo de 30 anos de contribuição).

Aposentadoria com idade mínima progressiva (para quem completar as exigências neste ano)

Na regra da idade progressiva, quem completar as condições em 2020, serão exigidos 61 anos e seis meses de idade para os homens (com mínimo de 35 anos de contribuição) e 56 anos e seis meses para as mulheres (com mínimo de 30 anos de contribuição). Veja abaixo:

Mulheres: Idade mínima de 56,5 anos, com tempo de contribuição de 30 anos.

Homens: Idade mínima de 61,5 anos, com tempo de contribuição de 35 anos.

Aposentadoria por pontos (para quem completar as exigências em 2020)

A exigência na transição por pontos também aumentou. Nessa regra, é considerada a soma da idade com o tempo de contribuição, que passou a ser de 87 pontos (mulheres) e 97 pontos (homens).

Mulheres: 87 pontos, com soma idade + anos de contribuição.

Homens: 97 pontos, com soma idade + anos de contribuição.

Aposentadoria por idade (para quem completar as exigências neste ano):

A antiga aposentadoria por idade também aumentou para mulheres. Agora, as beneficiárias vão precisar ter 60 anos e seis meses de idade e 15 anos de contribuição com o instituto. Anteriormente, a idade necessária era de 60 anos.

A reforma não alterou os critérios de acesso à aposentadoria por idade para os homens. Eles ainda poderão solicitar o benefício aos 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.

Mulheres: 60,5 anos, com tempo de contribuição de 15 anos.

Homens: 65 anos, com tempo de contribuição de 15 anos.

Acesse Agora as Principais Notícias no Brasil e fique atualizado

Veja também: Saiba como receber o saque de até R$1.045 do FGTS em 1 dia na sua conta

Leia Também:

PENSAR CURSOS brasil 123

68 Comentários
  1. José Diz

    O povo que votou no bolsotario queria a reforma da previdência bem feito agora aguenta vão morrer trabalhando e não vai aposentar a reforma do foi bom pra eles

  2. Sergio Diz

    PESSOAL ME E-MAIL É
    [email protected]
    Entre em contato comigo que ajudarei cada um de vcs Sou consultor do INSS OK OBRIGADO

    1. Caveira Diz

      Vai tuma nú cu.

  3. Maria Oliveira Diz

    Com certeza, enquanto eles acumulam aposentadorias milionárias a cada 8 anos de mandato, isso é Brasil…!

  4. Paulo Diz

    são tudo ladrao estes políticos.vao tudo quando morrerem pro inferno.o povo pobre vai reino de deus.

  5. Bruno Diz

    Políticos ladrões safados canalhas estão nem aí cm os pobres que dependem da aposentadoria e diz que só podem se aposentar com essa esmola de 1.045 reais e ainda por cima esperar até 65 anos se depender deles aumentariam para 80 anos

  6. Robson Luiz Diz

    Se você tiver como provar que trabalha com tensões acima de 250 volts direto, você consegue você consegue aposentar com 25 anos de contribuição.

    1. João Cezar Rodrigues Diz

      Tenho 32 anos de contribuição em carteira assinada e 4 anos contribuindo como Mei dei entrada na lei velha pois indefiriam o pedido de aposentadoria. Raça de filho da puta

    2. Benedito Walter espindola Diz

      Eu tenho trinta anos de contribuição e trabalho a vinte como eletricista industrial ,com quantos anos me aposento , pois tenho 50 anos de idade

  7. Jorge Coelho Diz

    Trabalho com elétrica, eletricidade, eletricista, Eletrônica e Eletrotécnica desde 1995, registrado em carteira assinada, com redes de baixa tensão e média tensão 12; 24; 32; 48; 125; 127; 220; 380; 440; 480; 2.400; 4.156 e 13.800 Volts além de geradores a diesel e a gás natural, consigo me aposentar quando ? Tenho 42 anos.

    1. Nelson conterato Diz

      Minha esposa possui 57 anos e 23 anos de serviço quando podemos encaminhar a aposentadoria

      1. José Carlos Pilon Diz

        Ela só irá se aposentar com 62 anos de idade, devido a nova Lei, promulgada em 13.11.2019. Pela LEI anterior com 60 anos ela se aposentaria . Um retrocesso para as mulheres.

  8. Maria Socorro Diz

    Socorro, tenho 60 anos e 25 anos de contribuição como fico nessa mudança

  9. Sergio Diz

    PESSOAL MEU E-MAIL É “[email protected]” entrem em contato comigo que ajudarei cada um de vcs sou CONSULTOR DO INSS A sua disposição ok obrigado

    1. Solange rosa Diz

      Eu me chamo solange rosa sou funcionaria publica gostaria de saber o seguinte tenho 26 anos de contribuição no estado e 2 anos e meio de carteira registrada quando trabalhei no hospital e em 2022 eu completo 28 anos de estado mais 2anos e meio q no total vai dar 30anos e mei e eu vou estar com 54 anos eu poderia me aposentar sim ou não

      1. Carlos Antonio De Souza Diz

        Tenho 62 anos e 32 anos de contribuições comprovadas. Exerço a profissão de motorista profissional, ja tem 23 anos. Tenho direito a aposentadoria já, ou terei que completar os 35 de contribuição e 65 de idade..?

        1. João Cezar Rodrigues Diz

          Qdo ela completar 60 anos e seis meses de idade e 15 anos de contribuição ela se aposenta com salário mínimo ou esperar completar 35 de contribuição aí então ela já está bem velhinha

      2. Ruth p Silva Diz

        trabalhei no comércio dois anos e três meses depois fui para prefeitura do Recife desde 1982 até a data presente ainda trabalho Sou funcionário público municipal desde 1982
        Gostaria de saber a minha situação para aposentadoria
        Grata
        Ruth

  10. Genival Diz

    Acho uma palhaçada aposentadoria por”pontos”essa reforma da previdência social,quem ganha com ela são os políticos.todos corruptos e egoísta.

    1. Izenilda de Sousa Brito Lima Diz

      Eu tenho 57 anos de idade e 28 de contribuição com quantos anos vou me aposentar?

  11. João Roberto Diz

    Como pode? Aposentadoria por Idade com 65 anos e exigência de apenas 15 anos de contribuição enquanto a aposentadoria por idade mínima progressiva, que no meu caso vai dar 61,5 anos e 35 de contribuição. Quer dizer trabalhei 20 anos mais e aposenta só 3,5 anos antes?

    1. Priscilla Diz

      Eu anotei uma observação na pessoa errada. Desça nas postagens que vai aparecer meu comentário para você. 15 anos é o mínimo de tempo exigido para quem quiser aposentar por idade, senão tem direito a nada. No entanto, quem quiser receber equivalente a média dos salários, sem levar outro baque, vai atrás da soma dos pontos para afastar o fator previdenciário.

  12. MORIVALDO FIRMINO DE OLIVEIRA Diz

    Morivaldo Oliveira tenho 61ano e 10 mês e 10 anos e 4 mês de serviço militar e 25 anos de contribuição eu posso me aposentar?

    1. Janete Diz

      posso dar entrada na minha aposentadoria através do site

  13. Marcos Diz

    Tenho 53 anos e 30 de carteira,como fico nesta situação?

    1. Roney Silva Diz

      Vc com 58 anos vai completar 35 anos de contribuição ao INSS, como a regra diz que a idade mínima pra se aposentar é aos 61 anos e 6 meses, você terá que trabalhar Mais 3 anos e seis meses,quando vc completará 61 anos e 6 meses.

  14. Marco Diz

    Tenho 52 anos e 35 contribuição posso dar entrada na minha aposentadoria.

  15. Marco Diz

    Tenho 52 anos e 35 contribuição como fica nesse caso?

    1. Priscilla Diz

      Marco, você soma 52+35 que dá 87. Mas você agora precisa de 97. Então você conta: em 2021 você vai ter 53+36; em 2022 vai ter 54+37… E por aí vai. Só que essa é a primeira transição. Essa faixa da soma vai subir. Lembro que esse número vai passar de 100, nas lembro agora o valor exato.
      A regra dos 15 anos é um mínimo. Quem não cumprir os 30/35 anos vai levar a facada do fator previdenciário. Ou seja, sua renda diminui no cálculo ainda mais.
      Ademais, o ideal mesmo, tendo saúde, é continuar firme e forte mesmo… Por isso que diziam que a pessoa morre antes de se aposentar.Covid-19 vai mostrar às pessoas o que elas tanto apoiaram enquanto reforma da previdência, aquelas que diziam “É necessário, tem que aprovar…” Quero ver agora, os viúvos e as viúvas ( a lei ficou mais cruel ainda…)

      1. Jorge Monteiro Da Silva Diz

        Um assalto a quem trabalhou honestamente a vida inteira e agora não tem mais direito, já dizia Renato russo…

    2. Vagner Diz

      Esse é um país que ninguém pode levar a sério, como dizia meu falecido pai que foi embora com 82 anos, ele dizia: “Meu filho estou com 80 anos eu sempre ouvi falar que o Brasil iria melhorar, não espere por isso não, esse país não tem mais jeito, do Presidente ao Vereador, ninguém vale nada, tudo isso é por interesse próprio. É eu só lamento, se eu pudesse sairia desse país.

  16. Zilmar Terezinha Kericki Bietkoski Diz

    Oi se não contribui
    Não aposenta e por idade?

  17. Carlos Diz

    65 anos quando Completar 66 vc morre de fome

    1. Helena Diz

      Querem aposentados com mais de 60 anos, daí vem uma pandemia e são “dispensados por serem do grupo de risco”. Vamos trabalhar meu povo, independente de idade então! Se não podemos aposentar antes também não pode ficar ocioso para os “jovens” trabalharem…

    2. Jorge Monteiro Da Silva Diz

      Eles não estão nem aí para o povo q move esse país honestamente derramando seu suor por décadas, isso é uma vergonha nacional políticos bandidos ladrões cada dia mais ricos roubando a nação, e o povo q paga a conta cambada de bandidos..

  18. Antonia Diz

    Meu caso paguei inss 30anos
    Tenho 57de idade tiveram a cara de pau de me oferecer un mísero salario mínimo de aposentadoria?será que vale a pena pagar são un bando de ladrão esto indignada

  19. Neide lima Diz

    Tudo isso é um absurdo esses corruptos ladrão dos políticos com 2 madatos quer dizerv8 anos já se aposenta isso é com um salário altíssimo esses pestes deveria se aposentar com 20 ou 30 mandar os e ganhar um salário mínimo esses ministros são umas pestes inclusive esses guedes derrotado peste

  20. Gelson Diz

    Tá difícil entender, tenho 25 anos de gráfico esse ano antes podia dar entrada na especial, e pois tenho 47 anos, e agora tenho quê esperar até qd, e meus direitos adquerido vão para onde?
    Cada advogado me diz uma coisa,

    1. Priscilla Diz

      Complementando Marcos: a soma dos pontos é uma possibilidade.

      A outra é completar os requisitos da lei, ou seja, completar os 61,5 anos e 35 anos de contribuição. Muito provável que esse você cumpra esses requisitos primeiro.

  21. Edson Diz

    Bom dia! Tenho 32 anos e 9 meses de contribuição, um atestado de deficiência leve, expedido pelo INSS, 10 anos sempre trabalhando em trabalho insalubre. Minha idade é 50 anos. Posso pedir minha aposentadoria? Anos trabalhando com insalubridade, pode ser transformado em tempo comum? Qual percentual?

    1. Zilmar Terezinha Kericki Bietkoski Diz

      Oi se não contribui
      Não aposenta e por idade?

      1. Priscilla Diz

        Prezado João Roberto, 15 anos é o mínimo exigido e não o tempo necessário. Quem aposenta com 15 anos de contribuição vai levar uma senhora “facada” por conta do fator previdenciário. Quem não quer ter raiva ainda maior, sugiro continuar nos 30 anos / 35 anos de contribuição. Depois dá uma pesquisada na lei. E cuidado pra não infartar de raiva…

    2. Simara Diz

      Tenho 46 anos e 30 anos de contribuição…..como fico ..nessa situac3???

  22. Mauro Diz

    O negócio é ser político, dinheiro, saúde e aposentadoria.

    1. Vera Oliveira Diz

      Ninguém reagiu à reforma da previdência. Todos ficaram calados e apoiaram esse governo desse infeliz!

  23. Dimas Rocha Diz

    só com 56 anos já pode ir atras

    1. Marly Taquette Diz

      Tenho 60 e,7 sessenta anos e sete meses tenho 16 anos de nota rural . posso me aposentar

      1. Sérgio Diz

        Tenho 52 anos e 33 de conta , gostaria de saber quando poderei aposentar ?

  24. Maria Bernardes Diz

    Tenho 64 anos , contribuição dez anos posso me aposentar . Obrigada

    1. MORIVALDO FIRMINO DE OLIVEIRA Diz

      Morivaldo Oliveira tenho 61ano e 10 mês e 10 anos e 4 mês de serviço militar e 25 anos de contribuição eu posso me aposentar?

  25. Maria céu silva Diz

    eu.sou autônomo tenho 62 anos 12 anos e três meses eu já posso pedir a minha aposentadoria Maria céu silva

    1. Ana Claudia Diz

      Tenho 47anos e em dezembro completo 30 de carteira assinada. Posso pedir minha aposentadoria. Como funciona neste caso.

    2. Wellington Diz

      Ainda não é necessário completar 15 anos de contribuição

    3. João Cezar Rodrigues Diz

      Qdo ela completar 60 anos e seis meses de idade e 15 anos de contribuição ela se aposenta com salário mínimo ou esperar completar 35 de contribuição aí então ela já está bem velhinha

  26. Patricia Conceição Silva ramos Diz

    Isso e um absurdo a pessoa trab sonha em se aposentar morre e não consegue nada foi o caso foi meu cunhado trab 25 anos na Comlurb ficou sego com problemas nos rins tendo que fazer diálise com artrose no joelho o INSS nunca aposentou ficava de 3 em e meses com perícia ele moreu agora com covit 19 porque pegou no hospital trocando o cateter da diálise e não conseguiu pegar o dinheiro dele que trab a vida toda isso é uma injustiça não temos ninguem para lutar pela gente só entram governantes para nós roubar .

  27. Magda Raimunda da Silva Diz

    Não entendi e nada viu tenho 58 anos 12 anos de contribuição continuo contribuindo então por idade com 60 anos e 15 anos de contribuição posso aposentar e isso mesmo q entendi alguém aí pra me explicar obrigada

  28. Elizangela Aparecida Ribeiro Diz

    Nossa então vou morrer não vou aposentar já estou 47 anos não tenho nem 5 anos carteira palhaçada viu

    1. Cecília Diz

      Começou trabalhar com carteira assinada só há 5 anos? Vixe…..

    2. Maria céu silva Diz

      eu.sou autônomo tenho 62 anos 12 anos e três meses eu já posso pedir a minha aposentadoria Maria céu silva

      1. Sérgio Diz

        Tenho 52 anos e 33 de contribuição , quando poderei aposentar ?

  29. Rosane Diz

    E pra 2021 qual seria a idade mínima?
    Pois faço só em 2021

    1. João Carlos Vaz de Araújo Diz

      Tenho 53 anos e 35 de contribuição como eu fico nesta situação

    2. GILDASIO REGIS SANTOS Diz

      Tenho 62 anos de idade 30 anos de contribuição

      1. ANTONIA UZEDA SOARES Diz

        Tenho 60 e 9 meses

        1. Breno prestes Diz

          Morivaldo Firmino pode aposentar sim mas no juizado pois as agencias não validam o tempo militar e é por lei.

      2. Magno Diz

        Tem que contribuir mais 5 anos

    3. Josue Diz

      Eu vou fazer 50 ano agora 2021 e tenho quase 20 ano de contribuicao e .minha situcao fica como sera qui eu posso mim
      Aposentar nesse ano qui vem

      1. PAULO LUIZ DE SENA Diz

        Boa noite, tenho 58 anos e tenho 35 de contribuição, quando posso me aposentar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?