Pandemia: Cinco Estados planejam retomada das aulas ainda em 2020

Além do Amazonas, que já reabriu suas escolas, há outros cinco Estados com planejamento para ser colocado em prática em breve

Dentre os 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal, somente cinco planejam atualmente a retomada das aulas ainda em 2020.

O Amazonas foi o primeiro Estado da federação a reabrir suas escolas, no último 10 de agosto, inclusive as públicas.

A previsão é, de acordo com um levantamento realizado pelo portal G1 com dados das secretarias de educação, é que esse processo de reabertura ocorra nos seguintes Estados: Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

No entanto, mesmo com protocolos sanitários divulgados e datas pré-agendadas, dia a dia ocorrem discussões por parte dos governantes, assim como protestos entre a classe de professores e pais de alunos.

Há muito receio em torno da retomada por conta da possível alta de contaminação que pode vir a ocorrer entre os estudantes e profissionais da educação. Também existe a preocupação com o trajeto feito pelos alunos, uma vez que muitos utilizam transportes públicos.

No Amazonas, por exemplo, professores têm se mobilizado para pedir ao governo a suspensão das aulas, pois há registro de aumento do número de casos de Covid-19 após a reabertura.

Aulas em escolas estaduais

Rio Grande do Sul: primeira quinzena de setembro, sem data definida, a começar pela educação infantil;

Pará: 1º de setembro (vai alcançar os ensinos infantil, fundamental, médio e superior. Vale para municípios que forem classificados com as bandeiras amarela, verde e azul).

Rio de Janeiro: 5 de outubro (no início, deve ser priorizado o retorno às aulas no 9°ano do ensino fundamental e no 3°ano do ensino médio para que os estudantes possam se formar).

São Paulo: 7 de outubro (Na primeira fase, somente 35% dos alunos de cada classe poderão frequentar as escolas a cada dia. Ou seja, em um dia vai um grupo, em outro dia, vai outro).

Santa Catarina: a partir de 13 de outubro (previsão é que comece com alunos de ensino técnico e ensino médio).

Aulas em escolas municipais

Belém (PA): setembro, ainda sem data definida. Sistema voltará híbrido, com uma parte de alunos presencialmente e outra parte com atividades educacionais não presenciais.

Florianópolis (SC): assim como a rede estadual, a previsão é que a retomada se dê a partir de 13 de outubro, com retomada gradual.

São Luís (MA): expectativa de retomada em setembro, sem data ainda definida. Quando houver a volta, as atividades presenciais serão realizadas três dias por semana, enquanto os demais alunos estarão em aulas remotas, transmitidas por meio de teleaulas.

Protocolo de prevenção do MEC

Em julho o Ministério da Educação(MEC) divulgou o plano de prevenção para a possível reabertura das escolas em meio à pandemia de coronavírus.

Entre as medidas estão, por exemplo:

  • Uso de máscara obrigatório;
  • Medição de temperatura no acesso às áreas comuns;
  • Disponibilização de álcool em gel;
  • Volta ao trabalho de forma escalonada;
  • Ventilação do ambiente;
  • Possibilidade de trabalho remoto aos servidores e colaboradores do grupo de risco;
  • Reuniões e eventos à distância;
  • Distanciamento de pelo menos 1,5 m;
  • Orientação para manter cabelo preso e evitar usar acessórios pessoais, como brincos, anéis e relógios;
  • Não compartilhamento de objetos – incluindo livros e afins;
  • Elaboração quinzenal de relatórios para monitorar e avaliar o retorno das atividades.

E então, acha de os Estados estão ou não preparados para a retomada das aulas presenciais?

Leia também: SP: Secretário de Educação diz ser contra retomar aulas somente em 2021

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.