Nota de corte: o que é e como funciona

A nota de corte é um dado de referência que tem como função ajudar o candidato no momento de sua inscrição. É o valor mínimo para aprovação no processo seletivo. As notas mudam todos os dias no período de inscrição, de acordo com a porcentagem de candidatos que se inscreveram até determinado momento.

O cálculo da média é feito a partir da número de vagas ofertadas por cada curso. Isso significa que, caso uma instituição ofereça oito vagas, a nota de corte será sempre a nota do oitavo classificado, e assim sucessivamente. Algumas universidades permitem que o estudante opte pelo chamado “ingresso direto”. Nesse caso, ele pode se candidatar usando as notas obtidas em edições passadas do vestibular.

Muitos ainda pensam que a nota de corte é predeterminada pela instituição ou até mesmo pelo sistema. Mas ela nada mais é que um resultado parcial do exame. Esse critério é utilizado, por exemplo, no Enem. Uma dica para driblar a nota de corte é observar as médias durante todos os dias de processo seletivo. Caso perceba que a porcentagem está mais alta do que a sua pontuação, talvez seja o momento de procurar uma nova opção de curso ou outra universidade.

Outro programa que usa como critério a nota de corte é o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Através dessa iniciativa do governo federal, as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos do Enem. O Prouni (Programa Universidade Para Todos), também do governo federal, disponibiliza vagas em instituições privadas e oferece bolsas a alunos de baixa renda. No entanto, para concorrer, é preciso preencher alguns requisitos.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja Atualidades: o que é e como funciona uma ONG.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.