Ao considerar as oportunidades de negócios, a indústria da moda está entre as mais férteis. Há uma enorme variedade de estilos de roupas disponíveis, inúmeros modelos e estilos, sem falar que muitas outras marcas atendem a cada uma dessas opções. Por isso que hoje, nós vamos indicar os nichos de moda que estão em alta em 2023.
Como esses itens de moda são relativamente baratos, a maioria dos clientes prefere comprá-los sempre que lhes apetecer, sem muitos obstáculos. Assim, os varejistas devem capitalizar essa situação estimulando a demanda do cliente.
Portanto, não é incomum ver as mesmas redes de lojas surgindo em várias cidades diferentes, onde geralmente são franquias de moda.
Nichos de moda que estão em alta em 2023
As empresas da indústria da moda podem se concentrar em qualquer uma das três áreas principais: design, fabricação ou vendas no varejo de roupas.
E o mundo fica ainda maior quando você considera que existem nuances em cada tipo de roupa, seja para um grupo específico de pessoas ou para um componente específico de um guarda-roupa. Na sequência, conheça os principais nichos de moda em alta em 2023:
Roupas plus size
As marcas que atendem a consumidores de tamanho grande são aquelas que projetam, fabricam e vendem roupas em vários tamanhos. O termo “plus size” foi cunhado na década de 1920 por uma marca de roupas dos Estados Unidos que atendia mulheres grávidas.
No entanto, o termo acabou sendo usado para designar lojas que acolhem em seu estoque quem não se enquadra no padrão de beleza.
A moda plus size nasceu da percepção de que os corpos humanos não precisam se conformar a um ideal arbitrário de tamanho e proporção. Como resultado, butiques, marcas e franquias de roupas plus size surgiram em todo o mundo. No entanto, com apenas 2,5% da indústria como um todo, o nicho ainda é relativamente pequeno no Brasil.
Moda bebê
Existem marcas específicas que atendem crianças de todas as idades, desde bebês até pré-adolescentes, e é aí que entra o campo da “moda infantil”.
Assim, as lojas que vendem roupas infantis geralmente têm seções marcadas com faixas etárias para ajudar os pais a determinar o tamanho que seus filhos devem comprar. Desse modo, as marcas especializadas em roupas infantis se saem bem porque crianças e bebês crescem rapidamente e suas roupas rapidamente se tornam obsoletas.
Obviamente, as crianças não se vestem como adultos. Portanto, desenhar roupas para elas exige um conjunto diferente de habilidades, materiais e medidas do que aqueles normalmente usados ??na moda feminina e masculina.
Roupas de praia
As roupas de praia, de banho e outros itens usados ??para relaxar e nadar são todos fabricados pela indústria deste nicho. Aliás, as lojas também têm suas próprias peculiaridades, afinal, são muitos itens diferentes para escolher quando o assunto é moda praia.
As lojas cujo foco principal é a produção e venda de roupas de praia costumam ter lucros maiores durante o verão. Isso porque menos pessoas vão às compras quando está frio lá fora. Além disso, é fundamental que estejam localizados próximos a essas áreas, o que atrairá um maior número de clientes.
Moda feminina e masculina
Roupas adultas femininas e masculinas, refletindo as características únicas de cada gênero, podem ser encontradas em lojas especializadas dedicadas ao setor. Aliás, nem é preciso dizer que há mulheres que compram roupas masculinas e homens que compram roupas femininas, mas a diferença entre os sexos ainda é amplamente reconhecida nas lojas de varejo.
Existe uma grande demanda por roupas femininas, tornando o nicho de moda um dos mais lucrativos e bem-sucedidos em todo o setor de varejo. Em suma, esses itens serão criados tendo em mente as preferências e necessidades do maior número possível de mulheres.
No entanto, a moda masculina é uma indústria em crescimento com peças mais caras devido ao número cada vez maior de homens que se preocupam com a aparência. Cada vez mais, o público atual se preocupa com sua aparência e tenta se vestir de maneira a realçar suas melhores características.
Roupas íntimas
O mercado de roupas íntimas é uma entidade separada do mercado mais amplo de roupas. Afinal de contas, as roupas íntimas têm suas próprias características únicas em design, fabricação e demanda do consumidor. Ao vender itens íntimos, é prática comum fornecer um nível mais alto de serviço aos clientes para entender melhor suas necessidades. Finalmente, não há troca por tal item.
Eles vendem uma grande variedade de peças de vestuário, incluindo calcinhas, sutiãs, bodies, cuecas, pijamas, camisolas, midis, espartilhas, samba-canção e muito mais. Assim, a variedade é tão vasta quanto a imaginação e as necessidades dos clientes.