Neocolonialismo: um resumo completo para ENEM e vestibulares

O assunto é muito importante

História Geral: o que foi o Neocolonialismo?

O termo “Neocolonialismo” é usado para definir um fenômeno que começou no século XIX e continuou ativo até o fim no século XX.

Assim, não é de se surpreender o tema seja cobrado com frequência por questões de história e de geografia, principalmente nos vestibulares e também na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre o Neocolonialismo. Vamos conferir!

Neocolonialismo: definição

Como já mencionamos, Neocolonialismo ocorreu durante o século XIX e o início do século XX. Nesse período, as potências do continente europeu passaram a dominar de maneira política e econômica os países da África, Ásia e Oceania.

O principal objetivo dos países dominantes era a busca por matéria-prima e mão de obra, uma vez que a Europa passava pela Segunda Revolução Industrial.

Neocolonialismo: conferência de Berlim

O Neocolonialismo foi consolidado como prática no ano de 1884, com a Conferência de Berlim. Na reunião, as potências europeias dividiram os territórios que seriam colonizados no continente africano.

Neocolonialismo: contexto histórico

Durante o Neocolonialismo, a forma de exploração das colônias sofreu uma alteração. Os países não mais buscavam somente riquezas: eles precisavam também de mão de obra barata ou escrava, exploração da terra e mercados consumidores para consumir os seus produtos industrializados.

Nesse período, o país que mais se destacou foi a Inglaterra. Devido ao grande avanço industrial, os ingleses passaram a necessitar urgentemente de novos mercados.

É relevante notar que a Europa buscou uma justificativa para as atrocidades cometidas, afirmando que com a colonização, os países europeus estariam levando o progresso, a ciência e a tecnologia para os menos desenvolvidos.

Neocolonialismo: consequências

Os países colonizados ficaram dependentes financeiramente da Europa até o século XX. Contudo, mesmo após esse período, os territórios não conseguiram se recuperaram dos estragos feitos.

Devemos nos lembrar também que o neocolonialismo foi o responsável por disputas étnicas dentro da África, já que tribos e etnias inimigas foram colocadas em um mesmo território pelos europeus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.