Dobramentos Modernos: resumo de geografia

O tema será cobrado na sua prova!

Dobramentos Modernos: o que você precisa saber

O termo “dobramentos modernos” é utilizado em referência à estruturas geológicas que são originadas a partir de fenômenos geológicos.

Os dobramentos modernos são abordados por diversas questões de geografia, principalmente em provas de vestibulares e na prova do ENEM.

Para te ajudar, o artigo de hoje separou tudo aquilo que você precisa saber sobre os dobramentos modernos. Vamos conferir, a seguir, um resumo sobre o tema.

Dobramentos Modernos: introdução

Os dobramentos modernos, também denominados de cadeias orogênicas ou cinturões orogênicos, são estruturas de rochas magmáticas e sedimentares, pouco resistentes e que sofrem com a ação de fenômenos geológicos (como o tectonismo).

Durante o período terciário, há cerca de  250 milhões de anos, essas estruturas foram atingidas por forças de placas tectônicas. O intenso movimento das placas provocou o enrugamento da crosta terrestre, formando os dobramentos modernos, as grandes cordilheiras e as cadeias montanhosas.

Dobramentos Modernos: exemplos

Dentre os principais exemplos de dobramentos modernos existentes no mundo, podemos citar: Cordilheiras dos Andes, na América do Sul, os alpes, localizados na Europa e a Cordilheira do Himalaia, na Ásia, em que se encontra sua montanha mais famosa, o Pico Everest.

Dobramentos Modernos: no Brasil

Não existem dobramentos modernos no Brasil, uma vez que a estrutura geológica do país é composta por escudos cristalinos e bacias sedimentares.

No país existem somente os chamados “dobramentos antigos”, que não são dobramentos modernos, mas sim escudos cristalinos.

Dobramentos Modernos: o tempo geológico

Você acha que os dobramentos modernos são novos ou antigos?

O tempo geológico é algo muito relativo e não corresponde ao conceito de “tempo” que utilizamos em nosso cotidiano.

Assim sendo, os dobramentos considerados “modernos” são aqueles que tiveram sua formação com início há  250 milhões de anos. Dessa maneira, podemos afirmar que eles não são tão velhos assim, uma vez que existem estruturas que se formaram antes dos dobramentos.

Dobramentos Modernos: ocorrências

Por estarem posicionados em áreas de encontro entre duas placas tectônicas, os dobramentos modernos podem ser observados, normalmente, em locais caracterizados por uma grande ocorrência de terremotos e outras manifestações de caráter geológico, como atividades de vulcões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.