Negócio escalável: o que é? - Notícias Concursos

Negócio escalável: o que é?

Aprenda o que é como escalar o seu

Negócio escalável é um termo relativamente novo entre os empreendedores e que pode dar origem a diversas dúvidas. Por isso que hoje, nós vamos indicar o que é negócio escalável e como fazer para escalar o seu.

Negócio escalável o que é -- Reprodução Canva
Negócio escalável o que é — Reprodução Canva

O que é negócio escalável?

Ter um negócio escalável é saber que precisa melhorar seu desempenho, mesmo que as vendas estejam sendo consideravelmente boas. Sabe-se que a escalabilidade é a propriedade que um negócio tem quando consegue manter ou aumentar a sua lucratividade, mesmo quando as demandas aumentam.

Os benefícios são para clientes e empresa, uma vez que para a empresa é possível diminuir os custos e aumentar a lucratividade, enquanto que, para os clientes é possível contar com o aumento da qualidade dos produtos e os preços reduzidos.

Normalmente se fala em exemplos de negócios escaláveis as startups, pois tem a intenção de realizar a sua expansão de forma rápida, usando a tecnologia. Mas, outros negócios também são escaláveis, uma vez que podem utilizar a tecnologia a seu favor. Ao realizar ações de marketing digital, é possível automatizar atividades, atrair clientes e reduzir os investimentos. 

Como escalar o seu negócio?

Para escalar o seu negócio, vamos dar algumas dicas essenciais e, assim, contribuir para que o seu sucesso esteja garantido.

1ª Dica: Passe a ver seu negócio escalável com criatividade e inovação

Olhando o seu negócio com criatividade e inovação, é possível atuar sobre as reais possibilidades de crescimento no mercado.

Comece usando modelos como o Canvas, por exemplo, que é um quadro de modelo de negócios e tem a característica de permitir a avaliação de hipóteses, com foco no planejamento e com a flexibilidade suficiente para atender a demanda.  

Quando o modelo de negócios for válido e viável, em questões financeiras e de mercado, você pode começar a assumir a operação de perto.

2ª Dica: Faça a organização dos processos

O negócio que quer ser escalável, precisa que tenha seus processos bem definidos. Dessa forma, podem ser repassados aos colaboradores e não deixa a empresa refém de uma só pessoa para realizar a atividade.

Mantenha seu foco na área de vendas, pois a organização dos processos é fundamental para que haja aumento de receita e faturamento. Neste caso, é possível utilizar uma ferramenta de CRM, que faz a gestão de relacionamento com o cliente.

Outra opção para aumentar as vendas é utilizar a metodologia PEACE, ou seja, Processo, Empoderamento, Abordagem, Conversão e Evolução. É preciso saber onde realmente está o problema das vendas: atividades, leads, aumento da taxa de conversão, eliminar gargalos, resolver problemas de oferta dos produtos, entre tantos outros problemas.

Mas, tendo Processo, uma equipe Empoderada, com uma Abordagem refinada e que priorize a Conversão de vendas, é possível encontrar as oportunidades para a Evolução. 

Evoluir é a implantação necessária em qualquer etapa do setor de vendas, da empresa que quer aumentar as vendas e ser escalável.

3ª Dica: Tenha um planejamento estratégico para a escalabilidade

Assim, é necessário que se encontre um nicho específico de mercado e aposte em soluções que possam atender as necessidades dos clientes-alvo. Realizando um planejamento estratégico, é possível verificar se a ideia possui viabilidade de implantação, quais são os custos e as etapas que devem ser desenvolvidas.

Mas, não esqueça: qualquer planejamento pode ser revisto, reavaliado e retomado a qualquer momento.

4ª Dica: Passe a armazenar as soluções na nuvem 

Veja, se você começar a armazenar as soluções na nuvem, significa que você pode compartilhar elas com quem você quiser. Neste caso, os colaboradores e todos eles ficam conhecendo os passos e os avanços já atingidos com a escalabilidade. 

Além disso, a segurança oferecida por servidores externos é bem maior do que contar somente com os servidores internos, que podem sofrer danos e prejudicar todo o trabalho desenvolvido. Você pode guardar na nuvem documentos de texto, planilhas e softwares.

Neste último caso, é possível acessar a nuvem de qualquer lugar, sendo o suficiente um login, senha e conexão com internet.

5ª Dica: Não seja dependente de um espaço físico para trabalhar

Você precisa ter clareza de que não é preciso um espaço físico específico para realizar as atividades de trabalho. Se você, enquanto empreendedor, estimular o trabalho remoto, é possível reduzir custos e escalar o seu negócio!

Por fim, hoje você pôde conferir como não é difícil escalar uma empresa! Muito do que se diz por aí nem sempre é confiável! Assim, escale a sua empresa e garanta a lucratividade e o crescimento esperado!

Certamente é uma ação que fará toda a diferença no sucesso do seu empreendimento. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?