Negócio escalável: o que é?
Aprenda o que é como escalar o seu
Negócio escalável é um termo relativamente novo entre os empreendedores e que pode dar origem a diversas dúvidas. Por isso que hoje, nós vamos indicar o que é negócio escalável e como fazer para escalar o seu.
O que é negócio escalável?
Ter um negócio escalável é saber que precisa melhorar seu desempenho, mesmo que as vendas estejam sendo consideravelmente boas. Sabe-se que a escalabilidade é a propriedade que um negócio tem quando consegue manter ou aumentar a sua lucratividade, mesmo quando as demandas aumentam.
Os benefícios são para clientes e empresa, uma vez que para a empresa é possível diminuir os custos e aumentar a lucratividade, enquanto que, para os clientes é possível contar com o aumento da qualidade dos produtos e os preços reduzidos.
Normalmente se fala em exemplos de negócios escaláveis as startups, pois tem a intenção de realizar a sua expansão de forma rápida, usando a tecnologia. Mas, outros negócios também são escaláveis, uma vez que podem utilizar a tecnologia a seu favor. Ao realizar ações de marketing digital, é possível automatizar atividades, atrair clientes e reduzir os investimentos.
Como escalar o seu negócio?
Para escalar o seu negócio, vamos dar algumas dicas essenciais e, assim, contribuir para que o seu sucesso esteja garantido.
1ª Dica: Passe a ver seu negócio escalável com criatividade e inovação
Olhando o seu negócio com criatividade e inovação, é possível atuar sobre as reais possibilidades de crescimento no mercado.
Comece usando modelos como o Canvas, por exemplo, que é um quadro de modelo de negócios e tem a característica de permitir a avaliação de hipóteses, com foco no planejamento e com a flexibilidade suficiente para atender a demanda.
Quando o modelo de negócios for válido e viável, em questões financeiras e de mercado, você pode começar a assumir a operação de perto.
2ª Dica: Faça a organização dos processos
O negócio que quer ser escalável, precisa que tenha seus processos bem definidos. Dessa forma, podem ser repassados aos colaboradores e não deixa a empresa refém de uma só pessoa para realizar a atividade.
Mantenha seu foco na área de vendas, pois a organização dos processos é fundamental para que haja aumento de receita e faturamento. Neste caso, é possível utilizar uma ferramenta de CRM, que faz a gestão de relacionamento com o cliente.
Outra opção para aumentar as vendas é utilizar a metodologia PEACE, ou seja, Processo, Empoderamento, Abordagem, Conversão e Evolução. É preciso saber onde realmente está o problema das vendas: atividades, leads, aumento da taxa de conversão, eliminar gargalos, resolver problemas de oferta dos produtos, entre tantos outros problemas.
Mas, tendo Processo, uma equipe Empoderada, com uma Abordagem refinada e que priorize a Conversão de vendas, é possível encontrar as oportunidades para a Evolução.
Evoluir é a implantação necessária em qualquer etapa do setor de vendas, da empresa que quer aumentar as vendas e ser escalável.
3ª Dica: Tenha um planejamento estratégico para a escalabilidade
Assim, é necessário que se encontre um nicho específico de mercado e aposte em soluções que possam atender as necessidades dos clientes-alvo. Realizando um planejamento estratégico, é possível verificar se a ideia possui viabilidade de implantação, quais são os custos e as etapas que devem ser desenvolvidas.
Mas, não esqueça: qualquer planejamento pode ser revisto, reavaliado e retomado a qualquer momento.
4ª Dica: Passe a armazenar as soluções na nuvem
Veja, se você começar a armazenar as soluções na nuvem, significa que você pode compartilhar elas com quem você quiser. Neste caso, os colaboradores e todos eles ficam conhecendo os passos e os avanços já atingidos com a escalabilidade.
Além disso, a segurança oferecida por servidores externos é bem maior do que contar somente com os servidores internos, que podem sofrer danos e prejudicar todo o trabalho desenvolvido. Você pode guardar na nuvem documentos de texto, planilhas e softwares.
Neste último caso, é possível acessar a nuvem de qualquer lugar, sendo o suficiente um login, senha e conexão com internet.
5ª Dica: Não seja dependente de um espaço físico para trabalhar
Você precisa ter clareza de que não é preciso um espaço físico específico para realizar as atividades de trabalho. Se você, enquanto empreendedor, estimular o trabalho remoto, é possível reduzir custos e escalar o seu negócio!
Por fim, hoje você pôde conferir como não é difícil escalar uma empresa! Muito do que se diz por aí nem sempre é confiável! Assim, escale a sua empresa e garanta a lucratividade e o crescimento esperado!
Certamente é uma ação que fará toda a diferença no sucesso do seu empreendimento. Boa sorte!