Sempre serão cobradas taxas em diferentes linhas de crédito, desde cartões, empréstimos e até mesmo ao solicitar um financiamento. Isso porque quem toma dinheiro emprestado está exposto ao “risco”, e quem precisa de crédito tem que arcar com juros abusivos por muitas vezes.
Você já se preocupou com o que são juros abusivos? Quer entender melhor se o que você pagou (ou pagará) é justo? Então, o Notícias Concursos, na matéria desta quarta-feira (08) falará melhor a respeito.
Um pouco mais sobre os juros abusivos
A cobrança de juros abusivos, ou seja, juros acima da média do mercado, pode ocorrer durante o período de contratação sem que o tomador sequer saiba. Para ajudá-lo a se proteger dessas cobranças indevidas, explicaremos o que isso significa, como identificar, o que fazer se você pagar demais, evitando no futuro.
Abuso de juros refere-se a todos os juros acima do teto estabelecido pelo Banco Central do Brasil ou bem acima da média do mercado. Conforme mencionado, os contratos de crédito têm juros, afinal, são a garantia da instituição de que o valor emprestado será reembolsado dentro de um prazo determinado.
No entanto, é preciso ter cuidado se o contrato tiver uma taxa muito alta, além do que a maioria das agências costuma praticar. Neste caso, pode ser interposto recurso contra o valor estabelecido, sendo solicitada a revisão do contrato.
Além disso, essas taxas exorbitantes muitas vezes são “camufladas” durante o processo de negociação. Isso dificulta a determinação se o valor é normal no momento da assinatura do contrato.
Como saber se uma taxa de juros é abusiva
Infelizmente, o abuso de juros é um problema enfrentado por inúmeras pessoas necessitadas de crédito que não conseguem determinar a tempo se pagarão taxas exorbitantes. Quando percebem que os juros são além, o contrato já foi assinado e o valor pago do próprio bolso. Por isso, é fundamental entender as taxas impostas pelo mercado e compará-las com o que você está pagando atualmente.
Você pode estar se perguntando: “mas, como identificar juros abusivos?” Para isso, é preciso calcular a taxa mais adequada para o seu plano. Mas, não se preocupe. Existem ferramentas que podem te ajudar ao longo do caminho.
Você pode usar a Calculadora de Juros Abusivos do próprio Banco Central. Nela, basta inserir as informações do seu contrato de crédito e comparar o índice resultante mostrado no cálculo do BC com o índice apresentado em seu cadastro. Portanto, se suas taxas de juros forem justas e compatíveis com as regulamentações, ou se seus contratos tiverem taxas abusivas, você poderá obter informações mais precisas e confiáveis.
O que fazer se pagar juros altos e como evitá-los
Se você está pagando uma taxa de juros muito alta, outra opção é iniciar uma ação de correção da taxa de juros. Ela reajusta a taxa de juros com base em parâmetros definidos pelo Banco Central.
Além disso, você pode ativar o PROCON e resolver problemas diretamente com a agência. Outra opção é considerar usar outra instituição para conseguir seu crédito, seja um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.
O resultado é que você faz uma comparação de valor com diferentes empresas antes de tomar qualquer decisão, seja portabilidade ou um novo contrato. Além disso, para não sofrer erros nas negociações, leia atentamente todos os termos do contrato, buscando informações sobre quanto está sendo cobrado e o custo efetivo total da transação.
Somente quando você estiver esclarecido todos esses aspectos, deve considerar avançar com o processo. Algumas empresas ocultam essas informações nas letras miúdas dos anúncios ou entre os termos do contrato, portanto, não se apresse em tomar decisões até que esses pontos estejam claros. Também é importante avaliar se você realmente precisa de crédito ou se pode recorrer a outras alternativas.
De qualquer forma, saiba que o problema dos juros abusivos é solucionável. Assim, com as informações necessárias, você tem o poder de reverter qualquer situação que seja ruim para o seu bolso.