A Língua Portuguesa é a disciplina cobrada em todos os concursos e provas importantes. No entanto, muitas pessoas escrevem algumas palavras erradas e nem se dão conta disso.
Atualmente, com o uso do celular, a prática da escrita está cada vez mais ausente. Logo, isso faz com que as palavras escritas de forma errada se tornem mais frequentes em provas e, consequentemente, reprovam mais candidatos.
Além disso, existem várias palavras em português que são pronunciadas incorretamente pela maioria das pessoas. Então, mesmo que você não cometa esses erros, provavelmente conhece alguém que comete e você os ouve com frequência.
Por isso, conheça a seguir 3 palavras que você escreve provavelmente errado e nem sabe. Continue com a gente e confira!
Entenda porque você provavelmente escreve errado
É muito comum, hoje em dia, as pessoas estarem cada vez mais confusas ao escrever certas palavras. Afinal, a Língua Portuguesa abrange um vocabulário muito extenso e complexo que confundem com facilidade o nosso raciocínio.
Segundo estudos, é cada vez menor o interesse dos jovens do Brasil por um bom ensinamento. Aliás, isso se dá ao fato de que a internet vem tomando todo o espaço das aulas e cursos presenciais.
Afinal, é mais cômodo estudar dentro do conforto da sua casa do que enfrentar um trânsito, por exemplo, para chegar ao cursinho. No entanto, já foi comprovado que estudar a distância não tem o mesmo efeito de uma aula presencial.
Desse modo, os estudantes não conseguem se concentrar direito nas aulas e acabam sendo prejudicados no futuro. Pois, nada melhor que um professor presente para tirar suas dúvidas a qualquer momento.
Confira quais palavras ou expressões você provavelmente escreve errado
Agora, confira a seguir, como escrever corretamente as palavras ou expressões:
Maiores informações e mais informações
Normalmente quem vai prestar um concurso público já encerrou o período escolar ou está em fase de encerramento. Então, se o candidato não se preparou de maneira adequada para as provas, enfrentará algumas dificuldades pela frente.
Vale ressaltar que as provas de concursos costumam ser de nível médio ou alto. Logo, o que exige muita experiência e conhecimento do candidato, por isso estudar com determinação é sempre a melhor dica.
Algumas expressões costumam confundir nossa cabeça e se não tivermos algum conhecimento sobre ela ficará ainda mais difícil fazer o uso dela com sabedoria.
Então, conheça agora um dos erros mais comuns cometidos pelos brasileiros: maiores informações ou mais informações?
Maior só deve ser usado para se referir a tamanho. Enquanto, mais é usado para indicar quantidade ou intensidade, por isso, maiores informações está errado. Veja um exemplo correto:
“Para mais informações entre em contato.”
Haver e a ver
É necessário falar e escrever corretamente para ter sucesso em qualquer profissão. Assim, é possível ser aceito em qualquer processo seletivo ou manter o emprego. Até mesmo, ascender a novos cargos hierárquicos.
No entanto, é preciso não apenas possuir um material bem escrito, mas também dominar a norma culta do idioma. Por isso, a dica é estar sempre com um dicionário por perto para não perder o ritmo. Dessa forma, é mais fácil estar sempre com as palavras certas na ponta da língua.
Por exemplo, outra palavra que causa muita confusão entre as pessoas é o termo “haver” e “a ver.” Saiba que se a intenção é indicar um tempo passado, você deve utilizar o verbo “haver.” Exemplo: “Cuidado, pode haver neve nessa área.”
Já “a ver” indica uma afinidade (ou não) entre duas coisas, veja o exemplo: “aqueles dois não têm nada a ver um com o outro.”
Mal e mau
Por último, essas duas palavras são as campeãs em confundir os brasileiros. Afinal de contas, elas são usadas com frequência por muitas pessoas. Além disso, na maioria das vezes dão trabalho para usá-las do jeito certo.
Antigamente era muito comum os professores ditarem textos para que os alunos copiassem em seu caderno e quando aparecia a palavra mau/mal logo se escutava um “é com l ou com u.”
Isso acontece porque o som emitido pelas duas palavras é idêntico, o que dificulta o aprendizado. Porém, a regra para usá-las em uma redação é bem simples, veja:
“Mau” é um adjetivo e “mal” pode ser um advérbio ou substantivo. Confira os exemplos: “a luta entre o bem e o mal nunca acaba.”
“Eu gosto da história do lobo mau.”
Uma dica bastante comum para saber como escrever o termo corretamente é substituir pelos seus antônimos. Então, lembre-se: mal é o oposto de bem. Enquanto, mau é o antônimo de bom.
De acordo com essas 3 palavras, é possível saber se o seu português está bom ou não. Sendo assim, analise bem quais você escreve errado. Ademais, procure melhorar a ortografia para obter um melhor desempenho daqui pra frente.