Fuvest: Questão comentada de Língua Portuguesa

A aplicação das provas do Vestibular Fuvest 2023, que seleciona estudantes para os cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP) está se aproximando. As provas da 1ª fase serão aplicadas no dia 4 de dezembro de 2022, enquanto a 2ª fase está marcada para os dias 8 e 9 de janeiro de 2023.

Uma das formas de revisar o que foi estudado e treinar para as provas é testar os conhecimentos a partir de provas de anos anteriores. Pensando nisso, apresentamos abaixo uma questão comentada de Língua Portuguesa retirada de uma prova da Fuvest. Veja a seguir.

Questão Fuvest – 2020

O Twitter é uma das redes sociais mais importantes no Brasil e no mundo. (…) Um estudo identificou que as fake news são 70% mais propensas a serem retweetadas do que fatos verdadeiros. (…) Outra conclusão importante do trabalho diz respeito aos famosos bots: ao contrário do que muitos pensam, esses robôs não são os grandes responsáveis por disseminar notícias falsas. Nem mesmo comparando com outros robozinhos: tanto os que espalham informações mentirosas quanto aqueles que divulgam dados verdadeiros alcançaram o mesmo número de pessoas.

Super Interessante, “No Twitter, fake news se espalham 6 vezes mais rápido que notícias verdadeiras”. Maio/2019.

No período “Nem mesmo comparando com outros robozinhos: tanto os que espalham informações mentirosas quanto aqueles que divulgam dados verdadeiros alcançaram o mesmo número de pessoas.”, os dois?pontos são utilizados para introduzir uma

(A) conclusão.

(B) concessão.

(C) explicação.

(D) contradição.

(E) condição.

Gabarito e comentário

A questão acima pede que o candidato identifique a função do sinal de dois pontos (:) utilizado em um trecho do texto que compõe o enunciado. A alternativa é incorreta pois o trecho não apresenta um conectivo de conclusão, como “portanto” ou “consequentemente”. Também não aparecem conectivos que denotem uma concessão, contradição ou condição, como “embora”, “no entanto”, ou “se”, respectivamente. Desse modo, as alternativas B, D etambém são incorretas. 

A presença dos dois pontos (:) no trecho expressa a inclusão de um aposto que tem como objetivo explicar e esclarecer o que foi dito anteriormente. Como a pontuação introduz um aposto explicativo, a alternativa C é a correta.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também IFG encerra período de inscrição para o Vestibular 2023 nesta quinta-feira (20); saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.