Verbos: um resumo sobre as flexões verbais

Tudo aquilo que você precisa saber

Flexões Verbais: tudo o que você precisa saber

Os verbos fazem parte de uma classe de palavras que pode ser flexionada de diferentes formas em tempo, número, tempo e voz.

Essas flexões são denominadas de “flexões verbais” e são amplamente abordadas por questões de português dentro dos vestibulares, dos concursos e da prova do ENEM.

Dessa forma, para que você se prepare da forma correta, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o tema. Confira!

Flexões Verbais: número e pessoa

Como mencionado, os verbos podem ser flexionados em número e em pessoa.

O verbo flexiona-se em número (singular ou plural) e em pessoa: primeira pessoa (o emissor da mensagem), segunda pessoa (o receptor da mensagem) e terceira pessoa (o referente).

  • Exemplo de verbo na primeira pessoa do singular: amo (verbo amar)
  • Exemplo de verbo na primeira pessoa do plural: amamos (verbo amar)

Flexões Verbais: tempo e modo

As flexões verbais são exclusivas dos verbos e são responsáveis por indicar o momento em que a ação expressa pelo verbo ocorre e a atitude do emissor em relação à mesma.

Existem 3 tempos básicos: presente, pretérito e futuro.

Existem, ainda, 3 modos: indicativo (responsável por indicar certeza – ando), subjuntivo (exprime uma possibilidade, dúvida – se andássemos) e o imperativo (expressa uma ordem, pedido – ande).

Por fim, devemos afirmar que, além dos tempos e dos modos mencionados, existem também as formas nominais. São elas: infinitivo (amar), particípio (amado) e gerúndio (amando).

Flexões Verbais: voz e gênero

A relação entre a ação expressa pelo verbo e o sujeito pode ser classificada de 3 diferentes formas: o sujeito pode ser ativo, passivo e ativo e passivo. Essas relações são essenciais para a existência das vozes verbais. São elas: reflexiva, passiva e ativa.

Vamos conferir, a seguir, 3 exemplos para que a diferença entre as vozes verbais fique clara:

  • Voz ativa: O autor escreveu um livro
  • Voz passiva: O livro foi escrito pelo autor
  • Voz reflexiva: O aluno corrigiu-se antes do fim da prova

O verbo também pode variar em gênero, como na frase: “A gata foi acariciada pelo meu amigo”. Nesse exemplo, o particípio do verbo “acariciar” concorda em gênero com “a gata”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.