Museus virtuais enriquecem o repertório cultural para a prova de redação do Enem

Uma das exigências da prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a demonstração de conhecimentos socioculturais através de repertório legitimado. As obras de artes são uma ótima opção do que citar na prova de redação. No entanto, o acesso a obras de arte, principalmente as clássicas, não é tão amplo para muitos jovens. 

Por isso, uma maneira de acessar algumas dessas obras e ampliar o repertório cultural é visitar museus virtuais. Através dos museus virtuais, os estudantes que não têm o privilégio de fazer viagens, visitar museus famosos ou de acessar obras de arte em exposições, por exemplo, podem conhecer manifestações artísticas em plataformas digitais. 

Muitos dos grandes museus disponibilizam parte do seu acervo ou mesmo algumas exposições através de seus sites. Desse modo, é possível encontrar muitas dessas opções com uma busca por tags como #museuemcasa e #culturaemcasa. 

3 museus com visitas virtuais

O Museu do Louvre, que fica na França e é o maior museu de arte do mundo, promove o acesso a várias exposições e espaços com obras de artes de todo o mundo através da página Online Tours. Esse museu reúne grandes obras como, por exemplo, “Mona Lisa”, pintura de Leonardo da Vinci. 

Outro museu francês que promove esse acesso virtual ao seu acervo é o Museu de Versailhes. O museu criou uma plataforma na qual os usuários podem ver suas dependência em 3D: Versailles 3D. Nas visitas virtuais é possível conhecer as principais obras do acervo. 

Entre os museus brasileiros que ofertam as visitas virtuais está o Museu de Arte de São Paulo (MASP). Fundado em 1947, o MASP é reconhecido como o primeiro museu moderno do Brasil. Através do site Arts and Culture, o museu promove o acesso virtual a parte do seu acervo. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Fuvest abre período de inscrição do Vestibular 2023 da USP; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.