Mudança no Pix: veja o que realmente é verdade e o que é boato

Entenda melhor sobre o sistema de pagamentos instantâneos

A mudança no Pix realmente acontecerá após o anúncio do Banco Central? Com tantas pessoas em dúvidas, muitas estão se perguntando como faz para desativar a chave Pix e parar de usar o sistema em que se faz transferências bancárias instantâneas. O Notícias Concursos nesta segunda (20), explicará todas essas questões.

A mudança no Pix acontecerá mesmo ou não?

A mudança no Pix está gerando murmurinhos, ainda mais por ser um sistema relativamente novo. O Pix é uma forma de pagamento e transferência instantânea, criado e administrado pelo Banco Central do Brasil, responsável por definir regras, fiscalizando se todas as instituições cumprem devidamente cada regra.

Recentemente, novidades acerca do sistema de transações que começou a ser implantado em novembro, despertaram dúvidas nos consumidores. Afinal, vão ter ou não mudanças? A resposta simples é: não mudará. Serão recebidas apenas algumas outras ferramentas adicionais que cobrirão mais usuários e serviços de que os consumidores precisam. Essas mudanças são a criação dos serviços: Saque e Troco.

mudança no Pix
Mudança no Pix: veja o que realmente é verdade e o que é boato – Foto: Banco Central

Em se tratando de Pix Saque, efetua-se a retirada nas instituições credenciadas. Os consumidores transferem dinheiro para os comerciantes, e os comerciantes devolvem notas ou moedas do mesmo valor. Em se tratando do Pix Troco, é um modo que permite aos usuários solicitar alterações nas compras do formato Pix.

Como desabilitar Pix?

Ademais, outro problema é como desabilitar a função Pix da conta bancária. Mas, não é difícil. Você pode fazer isso quando desejar. Basta entrar no app do banco, excluindo a chave registrada.

Para fazer isso, é preciso ir ao menu Pix no seu aplicativo bancário e verificar “Minhas Chaves”, procurando a opção de deletar a chave. Caso contrário, é recomendável que você entre em contato diretamente com o SAC ou a Central de Relacionamento da organização financeira, solicitando assistência para desabilitar a função.

Também é importante notar que você pode simplesmente transferir a chave para outras instituições financeiras. É preciso lembrar que independentemente da mudança no Pix ou não, ele é opcional, portanto, qualquer usuário pode registrar uma chave ou excluí-la quando quiser.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.