Este ano marca cinco anos de atividades do Ministério do Turismo (MTur) centradas em ampliar a formalização do setor em todo o país, de acordo com recente divulgação oficial.
MTur: registros no Cadastur aumentaram 80% em cinco anos
Ao longo deste período, foram realizadas ações de fiscalização e sensibilização que visaram engajar municípios, estados e o trade turístico quanto à importância de fazer parte do Cadastur, cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. Como resultado, o número de registros alcançou a marca de 140 mil estabelecimentos, um aumento de 80% no período, ressalta o Ministério do Turismo (MTur).
Benefícios
Desde 2017, os fiscais viajaram pelo país inteiro divulgando as propostas e benefícios que integram o Cadastur e suas vantagens para os empresários.
Técnicos do Ministério do Turismo (MTur) vistoriaram e orientaram mais de 35 mil empreendimentos no Brasil inteiro sobre a importância da formalização. Deste total, houve a necessidade de aplicação de multa em apenas 120 empreendimentos turísticos (0,3%).
Dados oficiais
De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), neste período, entre os estabelecimentos visitados estão 3.397 localizados em 54 destinos classificados como A ou B no Mapa do Turismo.
Esses locais foram vistoriados em um período de mais de 112 dias de missão. Somente no Distrito Federal, o Ministério do Turismo (MTur) registrou um aumento de 151,87% no número de empreendimentos cadastrados na plataforma, ressalta a divulgação oficial.
Cadastur
O Cadastur está totalmente atualizado e fornece estabilidade e facilidade no cadastro. A documentação está simplificada e o cadastro pode ser feito virtualmente. Além disso, o Ministério do Turismo (MTur) destaca que o site também integra a plataforma do Gov.Br, podendo ser acessado com login e senha pré-existentes.
A partir da regularização no Cadastur, os empreendimentos passam a ter vantagens, como visibilidade no mercado, acesso a financiamentos, oportunidades de qualificação exclusivas, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo (MTur).
Selo de Turismo Responsável
Os estabelecimentos podem ainda receber o Selo de Turismo Responsável, que identifica empreendimentos turísticos que seguem protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, elaborados junto a empresas do setor, a partir de diretrizes internacionais, e validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo destaca a divulgação oficial, para apresentar as qualificações do Cadastur, o Ministério do Turismo (MTur) realizou nesta semana ações de fiscalização em mais de 50 hotéis do Distrito Federal e ainda uma reunião com o trade turístico para conscientizar a comunidade hoteleira sobre a importância de estar regularizado.