Mop: a grande invenção para a faxina da casa

Saiba tudo sobre o Mop e sua revolução na faxina

O mop tem sido o favorito entre os proprietários de residências e profissionais de faxina que valorizam a conveniência, a rapidez e a eficiência nas tarefas domésticas. Por isso que hoje, indicaremos tudo o que você precisa saber sobre o mop, que se tornou a grande invenção para a faxina.

O que é exatamente, o mop para faxina?

A palavra inglesa “mop”, em tradução literal, significa “suado” em português brasileiro. Reza a lenda que uma dona de casa dos Estados Unidos, que estava insatisfeita com as opções padrão, desenvolveu seu próprio conjunto de utensílios de cozinha.

Ela mesma juntou o esfregão com faixas de tecido, e foi ficando cada vez melhor com o aprimoramento. O moderno esfregão vem em vários estilos diferentes. O tipo mais comum, tem um cabeçote giratório e uma ação centrífuga, chamado de mop rotativo.

Outra variante é o mop spray, que possui um dispensador de líquido que pode ser adicionada água e produto de faxina, que pode ser borrifada diretamente no chão.

O mop sekito, por outro lado, tem um spray cilíndrico na ponta que auxilia a extinguir a água dos pisos molhados.

Mop_ a grande invenção- Reprodução Canva
Mop_ a grande invenção- Reprodução Canva

Quais são os tipos de mop existentes no mercado?

À medida que o mop ganhou cada vez mais força na faxina da casa e comercial, uma ampla variedade de opções de mops entraram no mercado. Por isso apresentamos os principais tipos de mops existentes, e como utilizá-los:

  • Circular (360º): é composto por um balde pequeno com centrífuga e um esfregão circular. É utilizado para limpar e secar pisos;
  • Para vidro: vem com uma cabeça de espuma de e um rodo para esfregar a superfície e depois espremer o excesso de água. Assim, não há necessidade de uma escada ou banquinho para alcançar uma janela alta, por exemplo;
  • Spray: esta variação tem um espaço de armazenamento para os materiais de faxina, que serão utilizados para a manutenção do piso. O spray é usado para esguichar líquido no chão. É usado quando o piso estiver seco e sem manchas mais difíceis, funcionando melhor para uma faxina rápida. Sua forma retangular da base do esfregão facilita a faxina de cantos que de outra forma seriam inacessíveis;
  • Para tirar o pó: possui design projetado para remover a poeira da mesma forma que uma pá e vassoura convencionais, mas sem dispersar poeira e detritos por todo o lugar. Esta versão também ajuda na absorção de líquidos.

A análise de custo-benefício melhora quando troca o refil para faxina e substituição quando necessário.

Quais são as vantagens de se ter um mop?

Se você usa um mop na faxina, não terá de se preocupar em lavar à mão os panos sujos, pois, com exceção da espuma utilizada no mop limpo, você pode colocá-lo na máquina de lavar ou secar roupa. Além disso, a microfibra usada no esfregão de 360 graus não deixa fiapos, dando ao ambiente uma aparência mais limpa e organizada.

Se você já está pensando sobre comprar um mop para poeira, lembre-se de que, ao contrário de uma vassoura, ele não levanta a poeira coletada. Esta é também uma vantagem para pessoas com alergias.

Além disso, é possível limpar espaços entre o chão e o roupeiro, ilha da cozinha, tendo em vista, os seus cabos giratórios (360º).

Esses cabos também são de diferentes alturas ajustáveis, para quem estiver usando o mop, não precise se abaixar muito para limpar o chão da cozinha. Portanto, deixe-o no tamanho certo para você manter uma boa postura e evitar dores no pescoço e nas costas.

O uso do mop torna a faxina mais rápida e menos cansativa, pois seus mecanismos torcem a sujeira e, no sentido mais amplo, fazem parte do trabalho para o limpador.

Como limpar e conservar o mop por mais tempo?

Por fim, a faxina do seu mop é outro detalhe que requer muita atenção. Olhe estas dicas úteis que irão prolongar sua vida útil e preservar sua qualidade por muito tempo.

  • Coloque a base em um balde de água e mergulhe;
  • Esfregue e use o enxágue para se livrar de qualquer sujeira extra restante. Nesta etapa, conhecida como pré-lavagem, você higienizará seu esfregão removendo agentes potencialmente nocivos;
  • Lavar a base com o sabão de sua preferência, depois retirar o restante da sujeira com um pente fino;
  • Esfregue a base e mergulhe-a em um balde de água e amaciante por cerca de 10 minutos.
  • Pendure em um varal e deixe secar.

Existem pessoas que preferem a conveniência de um esfregão lavável na máquina, e assim, pode fazê-lo.

Uma dica para prolongar a vida útil do esfregão é lavá-lo logo após o uso. Dessa forma, você protege o mop dos efeitos nocivos do a

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.