Moeda que vale OURO na numismática: R$1 REAL do JK

Moedas raras e valiosas são uma parte fascinante da história e podem ser um investimento lucrativo. Neste artigo, vamos explorar o mundo das moedas raras, suas principais características e seu valor. Além disso, vamos foca nossa atenção na Moeda de 1 Real do JK.

O que são moedas raras e valiosas?

As moedas raras e valiosas são aquelas que foram cunhadas em quantidades limitadas ou que possuem características especiais que as tornam únicas. Essas moedas são muitas vezes valorizadas pelos colecionadores e investidores devido à sua raridade e valor histórico.

A moeda de 1 Real de JK de 2002 é uma parte importante da história numismática do Brasil. Esta moeda comemorativa, lançada pelo Banco Central do Brasil, celebra a vida e a obra de Juscelino Kubitschek, o 21º Presidente do Brasil.

Quem Foi Juscelino Kubitschek?

Juscelino Kubitschek, conhecido como JK, foi o presidente responsável pela construção de Brasília, a capital do Brasil. Ele governou o país de 1956 a 1961, e seu governo ficou conhecido como “Os Anos Dourados”.

A Moeda de 1 Real de JK de 2002

A moeda de 1 Real de JK de 2002 foi lançada em homenagem ao centenário de nascimento de JK.

Características da Moeda

  • Valor: 1 Real
  • Ano: 2002
  • Metal: Aço inoxidável e bronze
  • Diâmetro: 27 mm
  • Peso: 7 g
  • Cunhagem: 50 milhões de unidades

Detalhes do Design

A moeda apresenta o retrato de JK de perfil, olhando para a direita, no anverso. No reverso, encontra-se o valor da moeda (1 Real) e o ano de cunhagem (2002).

Valor da Moeda de 1 Real de JK de 2002

A moeda de 1 Real de JK de 2002 é muito procurada por colecionadores de moedas e tem um valor significativo no mercado numismático. O valor das moedas raras é influenciado por diversos fatores, como sua raridade, estado de conservação, demanda do mercado e interesse dos colecionadores. No caso específico da moeda de 1 real JK 2002, o valor pode chegar até R$140,00 e até ultrapassar essa faixa em casos de erros conjugados ou disputas em leilões. Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

Classificação do Estado de Conservação de Moedas Raras

As moedas antigas são classificadas de acordo com seu estado de conservação. As principais categorias são:

  1. Flor de Cunho (FC): Moedas perfeitas, sem desgastes ou sinais de manuseio.
  2. Soberba (S): Moedas com 90% dos detalhes originais preservados, com algum brilho e pequenas imperfeições.
  3. Muito Bem Conservada (MBC): Moedas que mostram aproximadamente 70% dos detalhes originais, com desgaste uniforme e algumas imperfeições.
  4. Bem Conservada (BC): Moedas que apresentam cerca de 50% dos detalhes originais visíveis a olho nu.
  5. Regular (R): Moedas que têm no mínimo 25% dos detalhes originais visíveis com o auxílio de uma lente.

Como Determinar o Valor de uma Moeda

O valor de uma moeda é determinado por vários fatores, incluindo a raridade, a condição da moeda, a demanda dos colecionadores e o valor do metal usado na cunhagem. Alguns deles são:

  1. Ano de emissão: Moedas raras geralmente foram cunhadas em um ano específico, devido a uma mudança no desenho, composição ou tiragem limitada.
  2. Erros de cunhagem: Moedas com falhas na impressão, letras invertidas ou desalinhadas podem ter maior valor.
  3. Tiragem limitada: Moedas produzidas em quantidade limitada tendem a ser mais valorizadas.
  4. Estado de conservação: Moedas bem conservadas são mais desejadas pelos colecionadores.
  5. Características especiais: Algumas moedas têm desenhos únicos, composição em metal precioso ou marcas específicas que as tornam valiosas.

A moeda de 1 Real de JK de 2002 é um marco na história numismática do Brasil. Ela celebra um dos presidentes mais influentes do país e é uma peça cobiçada por colecionadores de moedas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.