O Brasil exercerá a presidência do G20 e sediará a 15ª Reunião Ministerial de Energia Limpa e a 9ª Reunião Ministerial da “Missão Inovação”, de acordo com informações do Ministério de Minas e Energia (MME).
MME: Brasil irá sediar eventos globais de energia limpa em 2024
O Brasil foi escolhido, por unanimidade, para sediar, em 2024, a 15ª Reunião Ministerial de Energia Limpa (“Clean Energy Ministerial”, CEM) e a 9ª Reunião Ministerial da “Missão Inovação” (“Mission Innovation”, MI), como reconhecimento do perfil limpo da matriz energética brasileira e do papel de liderança exercido pelo país nessa área, de acordo com recente divulgação do Ministério de Minas e Energia (MME), realizada na data desta publicação, 23 de setembro de 2022.
O Brasil ganha destaque no G20
No mesmo ano, o Brasil exercerá a presidência do G20, grupo das principais economias do mundo, e vinculará os dois eventos à Reunião Ministerial de Energia do agrupamento, destaca o Ministério de Minas e Energia (MME).
Plataformas trocam informações relevantes
A CEM e a MI são plataformas multilaterais que reúnem países em desenvolvimento e desenvolvidos, além de organizações internacionais e empresas, com o objetivo de acelerar a transição para as energias limpas ao redor do mundo, explica o Ministério de Minas e Energia (MME).
Foco em pesquisa e inovação
Os projetos de colaboração internacional desenvolvidos pelas plataformas buscam estimular pesquisa e inovação, assim como aspectos vinculados à comercialização de tecnologias de energia limpa em larga escala, de acordo com a recente divulgação oficial.
A economia verde é um destaque dos eventos
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o Brasil é membro fundador dessas plataformas e co-lidera iniciativas de alto perfil na CEM, como linhas de trabalho voltadas à modernização dos sistemas elétricos e a Plataforma para o Biofuturo, projeto multilateral dedicado a ampliar a utilização da bioenergia e promover a bioeconomia sustentável em todo o mundo.
Energia limpa
Os encontros serão realizados na cidade de Foz de Iguaçu (PR), no campus de Itaipu Binacional, usina hidrelétrica líder mundial em geração de energia limpa, destaca o Ministério de Minas e Energia (MME).
A economia verde e o crescimento econômico global
É muito importante que a economia verde seja uma pauta global em diversos aspectos. Visto que é necessário considerar a sustentabilidade nos projetos futuros, para que o crescimento econômico não ocorra em detrimento de uma melhoria necessária quanto ao meio-ambiente.
Portanto, esse destaque é de extrema relevância, pois demonstra que as políticas públicas voltadas à sustentabilidade estão dando resultado e destacando o país. Além disso, as reuniões realizadas de forma global permitem uma troca importante no que tange às ações sustentáveis dentro do ciclo da economia verde.