Todos sabem que as franquias ganharam espaço no mercado financeiro nos últimos anos. Com isso, vem sendo um alvo importante de investimento pelos grandes empresários. Segundo especialistas, o ramo representa um negócio padronizado, seguro, rentável e lucrativo. Porém, devido à rápida propagação dessas informações, se criaram mitos e verdades sobre as franquias, o que pode ser um problema gigante para novos empreendedores.
Assim, muitas dúvidas persistem até hoje. Consequentemente, acabam confundindo o investidor, gerando impressões erradas sobre o funcionamento desse modelo de negócio. Entretanto, muitos dos informes têm fundamento. Dessa forma, torna mais difícil separar o que é verdadeiro e o que é falso.
Confira quais os mitos e verdades sobre as franquias
Visto esse contexto de incertezas, o mais ideal é sempre deter de uma pesquisa minuciosa sobre o funcionamento do ramo e de todos os conceitos que o rodeiam. A propósito, essa prática é importante para esclarecer quaisquer dúvidas que possam existir.
Dessa maneira, é possível separar mitos e verdades sobre as franquias e começar a investir em um negócio com mais segurança e assertividade. Por isso, selecionamos os pontos mais importantes que são alvos de questionamentos pelos empreendedores.
Controle total da franqueadora
Mito! Muitos empresários receiam de iniciar investimentos no setor de franchising por achar que não terá autonomia na gestão de seu negócio. Porém, o que ocorre é apenas uma obrigatoriedade de seguimento de determinadas estratégias pré-estabelecidas pela franqueadora. Na verdade, saiba que é algo normal em qualquer sociedade, pois todo contrato preconiza regras de base.
Assim, fugindo dessa confusão entre mitos e verdades, o franqueado poderá ter uma autonomia parcial para gerir sua unidade. Além disso, contará com um suporte de treinamento útil para aprimorar suas competências. Os limites dessa independência podem ser revisados no contrato e garantir, às vezes, uma liberdade administrativa ainda maior.
Mais chances de sucesso
Verdade! A probabilidade de um negócio funcionar, se desenvolver e se consolidar no mercado é muito mais alta quando se adota o modelo de franquias. Como já dito, o ramo apresenta segurança de investimento e boas garantias de rentabilidade na grande maioria das unidades instaladas.
Nesse caso, o que gera essa maior chance de sucesso é exatamente a padronização das estratégias de negócio. Pois, um empreendimento que tem vínculo a uma marca já atuante tende a ser mais buscado pelo público alvo do que aqueles iniciados do zero.
Prejuízo com marcas pequenas
Mito! Entres os mitos e verdades sobre as franquias, a ideia de que apenas as grandes marcas representam bons investimentos é um dos pensamentos mais equivocados e que não tem procedência em nenhum setor. Geralmente, quando a empresa inicia suas atividades no ramo, o negócio já está bem sólido e gerando boa lucratividade, mesmo que seja um pequeno empreendimento.
Assim, o mais importante a avaliar não é o tamanho. Na verdade, o seu histórico de atuação, sua reputação no mercado, sua capacidade de sobrevivência a períodos de crise que são fatores importantes a considerar. Dessa maneira, é possível observar os resultados financeiros da marca e identificar potenciais prejuízos, independentemente se é uma grande ou uma pequena marca.
Sem necessidade de um sócio
Verdade! Umas das maiores vantagens do ramo de franquias é a disponibilização de um espaço para se investir sozinho. Com isso, dependendo apenas da própria capacidade financeira e técnica do investidor. Assim, o franqueado pode se considerar dono do próprio negócio, afinal, ele terá a sua unidade exclusiva em qualquer localidade de escolha.
Porém, é possível, sim, ter um sócio. Fica permitido, então, um investimento conjunto de empreendedores conhecidos e que optam por trabalhar juntos. Além disso, não há nenhuma alteração contratual ou regras muito específicas para essa situação, os benefícios gerais se mantêm normalmente.
Abrir uma franquia é caro
Mito! Dinheiro é outro ponto que as pessoas associam com os mitos e verdades sobre as franquias. É claro que existem marcas que exigem um alto valor de capital inicial para abrir um estabelecimento com o seu nome. No entanto, esses custos podem variar bastante. No caso, será o modelo de negócio escolhido que irá determinar a quantia necessária para aplicar, não sendo regra investir naqueles mais caros.
Além disso, existem as chamadas microfranquias, que possui um valor de referência máximo para cobrar investimentos, normalmente fixado em 80 mil reais. Abaixo disso, os preços podem oscilar consideravelmente, pois existem muitas marcas que exigem apenas 5, 10, 15 mil reais para que o franqueado possa abrir uma unidade.