O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou no debate à Comissão de Educação da Câmara de Deputados, nesta quarta-feira (9), que a derrubada do veto presidencial ao projeto de lei que prevê o acesso à internet a estudantes de escolas públicas pode afetar em mais bloqueios de recursos para a educação.
Segundo o ministro, a Educação enfrenta um difícil cenário orçamentário, fato que pode dificultar a realidade das instituições de ensinos federais.
Milton Ribeiro, cita o projeto de lei que garante acesso à internet a alunos e professores da educação básica pública, o PL 3477.
Ele revela que a derrubada do veto ao projeto traz preocupação. Contudo, garante o esforço do ministério para que todas as avaliações que o MEC realiza aconteçam.
Educação: Derrubada do veto presidencial
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, falou sobre o desbloqueio de R$ 900 bilhões no orçamento do MEC, mas que isso pode ser anulado por conta da derrubada do veto presidencial ao PL de acesso à internet.
Acerca do repasse da união, previsto pelo projeto de lei, a presidente da comissão da Educação, deputada Professora Dorinha Rezende relata que a matéria prevê outras fontes de para a verba, ou seja, não necessariamente do orçamento da pasta.
Perguntado sobre possíveis interferências na escolha de questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o ministro da Educação, admitiu ter orientado os responsáveis pelo exame a selecionar perguntas de caráter técnico e de conhecimento e não de natureza “ideológica”.
Além disso, Ribeiro também debateu com deputados da comissão, assuntos sobre a pandemia, por conta do distanciamento social e a suspensão das aulas presenciais.
O ministro também defendeu a volta às aulas e comunicou que o MEC promove isso de forma responsável, devido à vacinação dos profissionais da educação do Brasil.
Por fim, após uma segunda rodada de perguntas por parlamentares, a sessão foi encerrada por conta do limite de tempo. Entretanto, Ribeiro prometeu retornar ao debate e responder os questionamentos que ficaram sem resposta.
E então o que achou da matéria sobre os desafios orçamentários da educação?
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