Ministro da Educação afirma que a universidade deve responder a perguntas da sociedade - Notícias Concursos

Ministro da Educação afirma que a universidade deve responder a perguntas da sociedade

Ribeiro falou ainda sobre a criação de cinco universidades federais.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, fez declarações na última semana sobre o papel da universidade na sociedade. De acordo com o posicionamento do ministro, é importante as universidades manterem-se em sintonia com as necessidades da sociedade.

“A universidade tem que responder às perguntas que a sociedade está fazendo, se não ela fica irrelevante. Uma delas é essa questão do emprego e da demanda da mão de obra”, afirmou o chefe do Ministério da Educação. 

As declarações foram feitas por Ribeiro na última quarta-feira (27), durante a sua participação no 23º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro.

Governo pretende criar novos campi

No evento, o ministro falou sobre as cinco universidades federais que o governo pretende criar. Para ele, essas universidades que estão sendo planejadas devem oferecer cursos de acordo com a realidade da sociedade. No entanto, ele declarou que a criação das instituições ainda não é certa, pois depende de alguns trâmites. 

“Das cinco universidades que o governo pretende criar – vai depender da economia e do Parlamento – três estão localizadas em estados do Norte e do Nordeste que só possuem uma universidade federal”, informou.

O objetivo de criar os campi é de atender populações em áreas de difícil acesso. Nesse sentido, Ribeiro mencionou o desejo de criar uma universidade em áreas do Amazonas cujo acesso só é possível por meio de avião ou de barco.

Apesar de falar sobre a importância de currículos ligados à realidade local nas novas instituições, o ministro da educação reiterou que as universidades possuem autonomia quanto aos seus cursos. “O que nós queremos é abrir novas vagas, sim, mas a universidade tem autonomia. O MEC não tem autorização sequer, nas universidades federais, de determinar a criação ou a supressão de nenhum curso”, ressaltou.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também SC: Volta às aulas presenciais na rede estadual tem data prevista para 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?