Ministério da Economia vai oferecer cursos de educação financeira - Notícias Concursos

Ministério da Economia vai oferecer cursos de educação financeira

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (ME) junto à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) do Ministério da Justiça e Segurança Pública firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para lançar cursos de educação financeira e previdenciária para a sociedade.

A parceria se concretizou no último dia 29 de outubro com a presença de representantes da Secretaria de Previdência (SPrev) e da Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC). De acordo com as últimas informações, as capacitações ocorrerão a distância.

Segundo os órgãos que oferecerão os cursos, a educação financeira e previdenciária se mostra essencial para tratar nos programas de capacitação.

A Secretaria de Previdência, que tem responsabilidade em definir diretrizes sobre a ampliação da cobertura previdenciária por meio de programas da temática, diz que o tema entra como um dos mais relevantes atualmente.

Plano de Educação Previdenciária ajudou na oferta de cursos de educação financeira

A saber, recentemente foi aprovado o Plano de Educação Previdenciária, da Subsecretaria do Regime de Previdência Complementar (SURPC). Ele promove ações educacionais a respeito da previdência complementar relativas aos anos de 2020 e 2021.

Lembrando que a SPrev, assim como a Senacom fazem parte do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF). Essa participação está prevista no decreto nº 10.393, de 9 de junho de 2020, que prevê, além de outras atribuições, a promoção “da interlocução entre os órgãos ou as entidades públicas e as instituições privadas para estimular e, sempre que possível, integrar as ações de educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal”.

De acordo com o Secretário de Previdência Narlon Gutierre Nogueira, deve-se ressaltar a importância do referido Acordo de Cooperação com a Senacom.

Para ele, “o desenvolvimento de ações de educação financeira e previdenciária, com a promoção de cursos de ensino à distância sobre assuntos da previdência social, previdência dos servidores públicos e previdência complementar trará grandes benefícios para a população brasileira”.

Não deixe de ler também – SP: Alunos de escolas públicas terão aulas de educação financeira na pandemia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?