Mindfulness: o que é e como essa técnica pode te ajudar nos estudos

O principal desafio para muitos estudantes é manter a concentração durante uma atividade de longa duração. Nesse sentido, aplicar o Mindfulness pode ser bastante eficiente. O Mindfulness é uma técnica de atenção plena que envolve uma série de exercícios para aumentar o foco, como por exemplo, a meditação.

Apesar de ter ganhado bastante destaque nos últimos anos, essa técnica tem origens longínquas, há milhares de anos atrás. Estima-se que esse método tenha surgido dentro da cultura budista, 500 anos antes de Cristo.

No entanto, somente na parte final do século XX, houve a incorporação da técnica terapêutica direcionada à saúde mental. Os efeitos positivos no cérebro são notáveis e vão desde diminuição da ansiedade a melhora da cognição.

Hoje essa prática é muito disseminada nos meios profissionais e acadêmicos como uma forma de manter a atenção no presente, aumentando assim a produtividade. Ela ajuda a direcionar a consciência e corpo a experiência que está acontecendo, induzindo ao relaxamento e a concentração. Essa mudança das estruturas e atividades cerebrais resulta no alívio do estresse e aumenta a resposta cognitiva.

Como aplicar essa técnica?

Há algumas dicas que, apesar de simples, vão fazer toda a diferença na sua rotina de estudos. Escolha um ambiente calmo, tranquilo e organizado, e tome consciência do espaço físico ao seu redor. Respire calmamente algumas vezes, e mantenha o foco na sua inspiração e expiração.

Outra dica é usar o método pomodoro. Esse método consiste em definir um marcador de tempo, geralmente de 25 minutos. Trabalhar ininterruptamente durante esse tempo e fazer uma pequena pausa a cada 5 minutos. A minutagem vai variar de acordo com o tempo de efetivo de concentração que você consegue manter.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário.

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.