Microfranquia digital: entenda o que é e como investir 

Conheça mais sobre este mercado que tem crescido cada vez mais

Quando pensamos em empreender, ficamos com receio do quão complicado, custoso e complexo pode ser. Entretanto, existem várias formas de empreender, adaptando à sua realidade. Por exemplo, franquias são uma possibilidade para trabalhar com marcas que já possuem nome consolidado. Se for uma franquia digital, facilita na questão de estrutura, pois muita coisa pode ser feita de casa. Por isso, vamos te falar sobre microfranquia digital. Entretanto, saiba que qualquer empreendimento, seja por franquia digital ou não, depende de muito trabalho para dar certo. Então, confira nossas dicas de empreendedorismo!

Saiba mais sobre microfranquia digital

Neste post, entenda o que é e como investir em uma microfranquia digital. Com o crescimento do empreendedorismo digital, as microfranquias digitais vem se tornando um investimento para quem deseja começar a empreender neste momento delicado da nossa economia. De acordo com os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), cerca de 557 redes brasileiras são consideradas micro franquias e há uma tendência de crescimento neste mercado, já que é investimento de baixo custo e bom retorno financeiro. 

De acordo com Caio Ito, consultor do SEBRAE SP, investir em uma franquia é uma ótima escolha para quem está começando a empreender, já que o modelo de negócio já foi testado e aprovado pelos clientes. No entanto, não podemos esquecer que a dedicação do franqueado é essencial para o sucesso do negócio.

Microfranquia digital: o que é?

As microfranquias são pequenas franquias em diversos setores que possuem um investimento inicial de até R$105 mil reais. 

E as microfranquias digitais? Elas são pequenas franquias voltadas para o digital, ou seja, elas possuem um modo de trabalho virtual/remoto – home office ou home based – e voltado para o ambiente digital, como por exemplo, as agências de marketing digital.

Além disso, esse tipo de negócio é certificado pela Lei 8.955/94, a qual dispõe sobre os contratos de franquias e assuntos relacionados. 

Devido ao investimento de baixo custo e ao trabalho em formato virtual, os especialistas apontam que as microfranquias são ideais para os empreendedores iniciais, porque eles não precisam investir um capital elevado na adesão à franquia e nem sequer requerem custos de manutenção de espaço físico, já que podem realizar o trabalho em casa.

Caso você tenha percebido durante a pandemia que o seu trabalho rende em casa, tornar-se um franqueado de uma microfranquia digital é algo interessante para você, já que trabalhar em casa significa ter horários flexíveis e, com isso, é necessário ser organizado com seus prazos e metas. 

Os segmentos que vêm crescendo dentro das microfranquias digitais são a Comunicação, Informática e Eletrônicos, os quais chegaram a faturar cerca de R$1.360 milhões no primeiro semestre de 2021. 

Antes de começar a investir, confira o tópico abaixo! 

Microfranquia digital: Como investir?

Se você tem disciplina, criatividade e vontade de crescer com seu trabalho, tornar-se franqueado de uma microfranquia digital pode ser o caminho para você.

Para investir em uma franquia de baixo custo, você vai precisar passar pelos mesmos processos que ocorrem na adesão a uma franquia de maior porte, no entanto, eles tendem a ser mais breves e acessíveis: 

  • Entre em contato com a franqueadora e conheça a empresa a fundo: leia atentamente o COF; conheça ou tenha experiência na área de atuação da empresa; faça uma pesquisa de mercado e descubra o que seu público-alvo deseja e/ou necessita; esteja atento às taxas de franquia, royalties e publicidade; planeje a estratégia de marketing para conquistar vendas e fidelizar clientes.
  • Caso o negócio valha a pena para você, feche-o;
  • Participe do treinamento oferecido pela empresa e certifique que haverá um suporte para te ajudar no dia-a-dia – no começo do negócio, principalmente.
  • Planeje a estratégia de marketing para divulgar a abertura da unidade da microfranquia e comece a trabalhar! 

Além disso, é importante atentar-se aos seguintes pontos:

Esteja atento aos desejos e necessidades dos clientes

Para um cliente tornar-se fiel à sua marca, ele precisa sentir necessidade ou desejo de consumir o seu produto ou serviço. Para isso, você precisa conhecer o seu público-alvo e nada melhor para isso do que fazer uma pesquisa de mercado no território de atuação do seu negócio. Então, com uma persona bem definida, você pode realizar uma pesquisa de mercado satisfatória para o seu sucesso. 

Crie boas estratégias de marketing digital

Crie boas estratégias de marketing digital - Reprodução Canva
Crie boas estratégias de marketing digital – Reprodução Canva

No caso de uma franquia digital, o relacionamento com os clientes é permeado pela tecnologia. Com isso, o marketing digital pode ser uma boa alternativa para manter um bom relacionamento com os clientes, bem como conquistar novos clientes.

Tenha afinidade com a área / ramo de atuação

Os especialistas em franchising indicam que você já tenha trabalhado ou, ao menos, conheça o ramo da atuação da franquia em que deseja investir. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.