O Meu INSS é uma plataforma online criada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Brasil, que possibilita aos cidadãos acesso a informações e serviços ligados aos seus benefícios previdenciários sem a necessidade de visitar uma agência física do INSS. Neste artigo, você aprenderá como acessar, registrar-se e fazer consultas na plataforma Meu INSS.
O que é o Meu INSS?
O Meu INSS é uma ferramenta online oferecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Brasil. Nesse sentido, destina-se a facilitar o acesso dos cidadãos a informações e serviços relacionados aos seus benefícios previdenciários. Isso inclui aposentadoria, pensão por morte, salário-maternidade entre outros, sem a necessidade de visitar um escritório físico do INSS.
Além disso, o Meu INSS oferece uma série de serviços e informações úteis, como orientações sobre aposentadoria e informações sobre os direitos e deveres dos segurados.
Serviços disponíveis no Meu INSS
A ferramenta faz parte do portal Gov.br. No site ou no aplicativo, você pode realizar os seguintes serviços:
- Marcar benefícios e serviços;
- Simular aposentadoria;
- Solicitar auxílio-doença;
- Solicitar salário-maternidade;
- Enviar documentos;
- Emitir Extrato de Contribuição (CNIS);
- Emitir Guia da Previdência Social (GPS);
- Acompanhar a movimentação de seus pedidos;
- Consultar vínculos trabalhistas;
- Consultar extratos de recolhimento;
- Consultar calendário de pagamento;
- Solicitar reembolso de deslocamento para realização de perícia médica em outra cidade;
- Prova de vida;
- Consulta de empréstimo e margem consignável.
Estes são apenas alguns dos 90 serviços disponíveis na plataforma, acessíveis via site ou smartphone (Android ou iPhone). Sem filas e economizando tempo e dinheiro para todos os cidadãos.
Como se cadastrar no Meu INSS
Para se cadastrar no Meu INSS é muito simples, basta ter uma conta ativa no portal Gov.br. Esta única conta permitirá que você acesse todos os serviços disponíveis. A seguir, você aprenderá como criar sua conta, desbloqueá-la e tudo mais que precisa para acessar esta importante ferramenta.
Para se cadastrar no Gov.br e acessar a plataforma Meu INSS, siga os passos abaixo:
- Clique aqui para criar sua conta;
- Digite seu CPF e clique em “Continuar”;
- Aceite os termos de uso e a política de privacidade;
- Confirme que você é um humano;
- Você pode criar sua conta através do seu banco, se ele for um dos seguintes: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Banese ou Banestes. Se você escolher esta opção, será redirecionado para o ambiente do banco;
- Se não quiser criar sua conta usando os dados do banco, clique em “Tentar de outra forma”;
- Será necessário responder a algumas perguntas sobre você, como “Qual é o seu mês de nascimento”, para confirmação cadastral;
- Após a confirmação, aparecerão seu CPF e nome completo. Se as informações estiverem corretas, clique em “Continuar”;
- Agora você fará a autenticação da sua conta por e-mail ou telefone celular. Após escolher uma das opções, um código será enviado para você;
- Digite o código na tela de cadastro e clique em “Continuar”;
- Defina sua senha e clique em “Continuar”;
- Na nova tela, clique em “Concluir” e sua conta Gov.br estará pronta.
Com apenas alguns passos, você terá uma importante conta que permitirá o acesso a uma enorme variedade de serviços públicos.
Como entrar no Meu INSS
Entrar na plataforma Meu INSS é muito simples. Você pode fazer isso através do site ou do aplicativo para smartphone.
Para acessar a plataforma via site, digite “meu.inss.gov.br” no seu navegador ou clique neste link. Ao fazer login, você terá acesso a mais de 90 serviços, como já mencionado na explicação sobre o que é a ferramenta.
Para acessar o Meu INSS via aplicativo é muito simples, basta baixar gratuitamente o aplicativo (Android ou iPhone). Com o aplicativo instalado no celular, basta fazer login com sua conta Gov.BR e ter acesso a mais de 90 serviços, como já mencionado na explicação sobre o que é a ferramenta.
Como recuperar a senha do Meu INSS
Se você esqueceu a senha que criou para o Meu INSS, não se preocupe, isso é muito comum. Siga os passos abaixo para recuperar sua senha:
- Acesse esta URL para acessar sua conta;
- Informe seu CPF e clique em “Continuar”;
- Na nova tela, clique em “Esqueci minha senha”;
- Para recuperar sua senha, será necessário uma prova de autenticidade. A primeira opção é via reconhecimento facial com o uso de um QR Code. Para recuperar dessa forma, é necessário que você tenha o aplicativo instalado no seu celular (Android ou iPhone);
- Abra o aplicativo gov.br, selecione a opção “Ler QR Code”, e aponte a câmera do seu celular para a imagem abaixo;
- Se você não tem um smartphone, ainda é possível validar sua conta pelo seu banco, e-mail ou celular e formulário de atendimento. Na primeira opção, você será transferido para o ambiente de login do seu banco, na segunda receberá um código que será utilizado para recuperar a senha, e na última terá de preencher um formulário que permitirá a recuperação da senha.
Recuperar sua senha é realmente muito simples. Siga os passos com calma e, em poucos minutos, você poderá acessar novamente sua conta.
Como fazer consultas no Meu INSS
O Meu INSS oferece uma variedade de consultas e serviços que você pode fazer usando a plataforma. Aqui estão as principais consultas e como realizá-las.
Como consultar o benefício do INSS pelo CPF
Para consultar seus benefícios usando apenas seu CPF, você precisa baixar o aplicativo Meu INSS (Android ou iPhone) ou acessar o site. Depois disso, siga os seguintes passos:
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Faça login informando seu CPF e senha do Meu INSS (se você não tem um cadastro, veja o tópico “Como fazer cadastro”);
- Na tela inicial, você já visualiza seus dados de contribuição.
Além de consultar seus benefícios, você também pode consultar pedidos, fazer pedidos, pedir benefício por incapacidade, simular aposentadoria, consultar extratos e muito mais.
Como consultar NIT pelo Meu INSS
O Número de Identificação do Trabalhador (NIT) é uma numeração atribuída pelo INSS ao trabalhador autônomo em seu registro no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Para visualizar seu NIT no site ou no aplicativo, você deve:
- Acessar o site ou o aplicativo;
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Faça login informando seu CPF e senha (se você não tem um cadastro, veja o tópico “Como fazer cadastro”);
- Na tela inicial, você já visualiza seu NIT.
Como simular tempo de contribuição no INSS
Simular sua aposentadoria é bastante simples usando o site ou o aplicativo Meu INSS. Basta seguir os passos abaixo:
- Acessar o site ou o aplicativo;
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Faça login informando seu CPF e senha (se você não tem um cadastro, veja o tópico “Como fazer cadastro”);
- Clique em “Simular Aposentadoria”.
É importante lembrar que essa simulação é apenas um demonstrativo e não garante o direito ao benefício. Quando você for fazer sua solicitação, o INSS pode solicitar algum documento para comprovar as informações.
Como obter o extrato de pagamento do benefício
Para obter seu extrato de pagamento de benefício no Meu INSS, siga os passos abaixo:
- Acessar o site ou o aplicativo;
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Faça login informando seu CPF e senha (se você não tem um cadastro, veja o tópico “Como fazer cadastro”);
- Clique em “Ver mais”;
- Clique em “Extrato de pagamento”.
A página que será carregada detalha as informações de pagamento do benefício, como valores, datas e o banco.
Como obter os extratos previdenciários do INSS (CNIS)
Para obter seu extrato de pagamento de benefício no Meu INSS, siga os passos abaixo:
- Acessar o site ou o aplicativo;
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Faça login informando seu CPF e senha (se você não tem um cadastro, veja o tópico “Como fazer cadastro”);
- Clique em “Extrato de Contribuição (CNIS)”.
A página que será carregada detalha as informações de todos os seus vínculos de trabalho, remunerações e contribuições previdenciárias, constantes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Como consultar o extrato de Concessão de Benefício
Para obter seu extrato de Concessão de Benefício no Meu INSS, siga os passos abaixo:
- Acessar o site ou o aplicativo;
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Faça login informando seu CPF e senha (se você não tem um cadastro, veja o tópico “Como fazer cadastro”);
- Clique em “Extrato de informações do Benefício”.
A página que será carregada detalha as principais informações sobre seu benefício, como a espécie do benefício, data de início, renda inicial e atualizada.
Como desbloquear o benefício INSS para empréstimo?
O beneficiário do INSS que deseja fazer um empréstimo consignado precisa primeiro desbloquear essa opção. Para fazer isso, o benefício deve ter sido concedido há pelo menos 90 dias após a concessão para desbloquear o consignado.
Após esse prazo, é necessário ter em mãos um documento de identificação com foto, termo de responsabilidade, termo de compromisso para análise do pleito. Em seguida, siga o processo abaixo:
- Clique em “Novo Pedido”;
- Digite na busca “Bloquear/Desbloquear Benefício para empréstimo consignado”;
- Siga os passos solicitados pela plataforma. Lembre-se de ter em mãos os documentos digitalizados, preferencialmente no formato PDF, colorido em 24 bits e com qualidade de 150 DPI, com os arquivos não excedendo 5MB.
Como fazer a prova de vida do INSS pelo Meu INSS?
Em 2023, será possível fazer a prova de vida de forma digital por biometria facial. Esse projeto foi iniciado no ano passado e, para saber se já está disponível para você, acesse o aplicativo ou site e clique na opção “Prova de vida”.
A prova de vida feita por meio da biometria facial tem validade oficial, mas se você ainda não teve a prova de vida por biometria liberada, ainda será necessário ir até uma agência bancária.
Perguntas Frequentes
Abaixo, você encontrará as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o Meu INSS.
Como atualizar o aplicativo Meu INSS?
Para atualizar seu aplicativo, basta acessar sua loja de aplicativos (Android ou iPhone) e verificar se o aplicativo tem alguma atualização disponível. As versões mais recentes do aplicativo são:
- iPhone: Versão 4.16.11
- Android: Versão 4.17.02
Se sua versão não for uma dessas, recomendamos que você as utilize.
O que fazer em caso de dúvidas ou problemas no Meu INSS?
Se você tiver alguma dúvida ou problema relacionado ao site ou ao aplicativo, pode ligar para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135 e resolver por gravação ou com a ajuda de um atendente. O atendimento pelo telefone 135 é gratuito e pode ser feito das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado.
Como saber o meu número do PIS no Meu INSS?
Para consultar seu número do PIS pela internet, é muito fácil. Basta utilizar o aplicativo Meu INSS. Para facilitar sua busca, criamos um guia sobre como consultar o número do PIS pelo CPF na internet.
Como saber se meu benefício do INSS foi aprovado?
Para saber se sua solicitação de benefício foi aprovada, você pode acessar o site ou o aplicativo e clicar em “Consultar Pedidos” ou “Extrato de informações do Benefício”.
Como saber se as parcelas do INSS estão sendo pagas?
Ao acessar o site ou o aplicativo do Meu INSS, você poderá conferir seu extrato de pagamentos, como explicamos no tópico “Como obter o extrato de pagamento do benefício”.
Como pagar o INSS como autônomo?
Se você trabalha como autônomo, o pagamento do INSS pode ser feito em casas lotéricas, bancos, aplicativos bancários e internet banking após preencher o Guia da Previdência Social (GPS).
Como saber meu tempo de contribuição no INSS?
Se você quer saber apenas quantos meses contribuiu, a forma mais simples de fazer é acessar o site ou o aplicativo do My INSS e clicar em “Detalhar”. Na tela que será aberta, você verá quantos meses ou anos você já contribuiu.
Também é possível ter essa visão sobre o tempo de contribuição ao acessar a opção “Extrato de Contribuições (CNIS)”. Nela estarão todos os seus vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias.
Como emitir o Guia da Previdência Social?
O Guia da Previdência Social ou GPS é um documento que permite ao contribuinte individual, ao segurado especial, ao segurado facultativo e às empresas obrigadas a entrega da Guia do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP/SEFIP) pagar as contribuições sociais. Você não consegue fazer a emissão pelo My INSS, mas pode chegar ao site do Sistema de Acréscimos Legais (SAL) digitando “Emissão de Guia da Previdência Social” na busca.
Agora que você entendeu como funciona o My INSS, compartilhe este conteúdo com pessoas que você gostaria que entendessem mais sobre esse assunto.