Existem muitas maneiras diferentes pelas quais os professores podem incluir a reflexão para satisfazer os programas de avaliação e melhorar seu desenvolvimento profissional, entretanto, o melhor sistema pode ser aquele em que o professor reflete com frequência.
Uma reflexão diária, por exemplo, é quando os professores reservam alguns momentos no final do dia para fazer um balanço dos acontecimentos do dia. Normalmente, isso não deve demorar mais do que alguns minutos.
Quando eles praticam esse tipo de reflexão por um período de tempo, as informações podem ser esclarecedoras. Alguns professores mantêm um diário, enquanto outros simplesmente fazem anotações sobre os problemas que tiveram nas aulas.
No final de uma unidade de ensino, depois que o professor tiver corrigido todas as atribuições, ele pode querer reservar algum tempo para refletir sobre a unidade como um todo.
Responder a perguntas pode ajudar a orientar os professores ao decidirem o que querem manter e o que querem mudar na próxima vez que ensinarem a mesma unidade.
Exemplos de perguntas podem incluir
- Quais lições nesta sala funcionaram e quais não?
- Com quais habilidades os alunos mais lutaram? Porque?
- Quais objetivos de aprendizagem pareceram mais fáceis para os alunos? O que fez com que funcionassem melhor?
- Os resultados da sala foram os que eu esperava e esperava? Por que ou por que não?
No final de um semestre ou ano letivo, um professor pode rever as notas dos alunos para tentar fazer um julgamento geral sobre as práticas e estratégias que são positivas, bem como as áreas que precisam ser melhoradas.
Como fazer essa reflexão
Refletir sobre o que deu certo ou errado com as aulas e unidades – e com as situações da sala de aula em geral – é uma coisa. No entanto, descobrir o que fazer com essas informações é outra completamente diferente.
O tempo gasto em reflexão pode ajudar a garantir que essas informações possam ser usadas para produzir mudanças reais e para que o crescimento ocorra.
Existem várias maneiras pelas quais os professores podem usar as informações que aprenderam sobre si mesmos por meio da reflexão. Por exemplo:
- Reflita sobre seus sucessos, encontre motivos para comemorar e use essas reflexões para recomendar ações que eles precisam tomar para garantir o sucesso dos alunos nas aulas do próximo ano;
- Refletir individual ou coletivamente sobre as áreas que precisam ser melhoradas e procurar áreas onde as aulas não tiveram o impacto acadêmico desejado;
- Reflita sobre quaisquer problemas de limpeza que surgiram ou áreas em que o gerenciamento da sala de aula precisava de algum trabalho.
- A reflexão é um processo contínuo e, algum dia, as evidências podem fornecer diretrizes mais específicas para os professores. A reflexão como prática educacional está evoluindo e os professores também.
E então, gostou de conhecer mais sobre o assunto?
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