Métodos de anotação eficientes para estudar

Apostar em alguns métodos de anotação pode ajudar você a estudar de modo mais eficiente. Seja para se dar bem nas provas da faculdade ou então para passar no vestibular e concursos, táticas específicas para memorizar e se organizar oferecem benefícios.

Selecionamos opções interessantes para você conhecer!

Auxílios Visuais

Este método é baseado no uso de recursos visuais para melhorar a forma como o cérebro processa as informações. Envolve o uso de imagens, gráficos, diagramas, etc.

Em vez de escrever longos parágrafos de informações, nosso cérebro segue as informações sequencialmente. O uso de cores e outros elementos visuais como letras de tamanhos diferentes favorecem o usuário.

Por causa disso, os mapas mentais estão se tornando um dos métodos de anotações mais difundidos e eficazes. Esses recursos permitem desenvolver facilmente ideias e conexões em um ambiente visual.

Símbolos e abreviações

Não importa quais métodos de fazer anotações você use para fazer anotações, haverá momentos em que você não conseguirá acompanhar o ritmo da aula e seu pulso começará a doer por causa da escrita.

Portanto, é importante que você desenvolva sua própria linguagem de símbolos para que possa escrever mais com pouco esforço.

Quando a aula terminar, você sempre pode “traduzir” suas anotações feitas durante a aula. Isso o deixará com sua própria ‘linguagem’ de notas.

Sublinhar os pontos principais

É aconselhável sublinhar os conceitos de aprendizagem mais importantes da lição, pois eles se destacarão com mais clareza e você estará mais inclinado a memorizá-los.

Além disso, as notas serão menos monótonas e você poderá revisá-las mais rapidamente, já que pode usar as partes do sublinhado como um guia e não precisará ler todo o texto toda vez que for estudar.

Método Cornell

O Método Cornell foi e continua sendo uma das estratégias de anotações mais populares entre os alunos hoje. A técnica pode ser vista acima e no diagrama a seguir.

Você simplesmente divide suas notas em 3 seções . A coluna da direita abriga a área geral . É aqui que você guarda suas idéias mais importantes que o professor abordou durante a aula.

É importante que você tente resumir o máximo possível e seja inteligente ao fazer anotações (ver # 4). A área esquerda serve para complementar a área geral.

Escrever notas nas margens nos ajuda a compreender e relacionar cada parte de nossas notas. Esta seção pode se desenvolver durante a própria aula ou no final dela.

A última seção chamada ‘resumo’ deve ser deixada em branco durante a aula. Ele deve ser usado quando você estiver revisando / estudando as anotações da aula.

Isso diminui a necessidade de acompanhar a entrega do professor e escrever rápido. Você deve tentar desenvolver um breve resumo dos pontos-chave desta seção para uma maior reflexão das notas de aula.

Já publicamos sobre o assunto aqui: Sistema Cornell: Veja como criar anotações de estudo impecáveis

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.