Mesmo com iminência da terceira onda, Alemanha retoma aulas presenciais

As escolas e creches retomaram as atividades nesta segunda-feira na Alemanha, após o fechamento de dois meses em grande parte do país, apesar dos temores de uma terceira onda epidêmica causada pela propagação da variante britânica.

As crianças retornaram às aulas nesta segunda-feira em 10 dos 16 estados do país. Os centros de ensino já haviam retomado as atividades nos estados da Baixa Saxônia e da Saxônia. “É bom que muitas escolas da Alemanha estejam retomando gradualmente o ensino presencial”, disse Anja Karliczek, ministra da Educação, à agência DPA.

Proibição de brasileiros na Alemanha

Com objetivo de se proteger das novas variantes do coronavírus, a Alemanha está preparando proibições de entrada a passageiros do Brasil, Reino Unido, Portugal e África do Sul. A informação foi dada nesta quinta (28) pelo Ministro do Interior alemão, Horst Seehofer.

“Para proteger nossa população, não deve haver entrada de regiões onde essas variantes do vírus são galopantes”, explicou Horst em reunião virtual com representantes da União Europeia.

Na quarta (27), Portugal, Peru e Colômbia anunciaram a suspensão de todos os voos entre tais países e o Brasil, alegando o mesmo motivo das autoridades da Alemanha: proteger o país contra novas variantes do coronavírus detectadas no Brasil. As medidas dos governos português e peruano vão até o dia 14 de fevereiro, enquanto a suspensão imposta pelos colombianos tem duração de 30 dias.

Alguns países a União Europeia, como a Bélgica, já proibiram residentes de tirar férias no exterior, temendo a disseminação de novas variantes do coronavírus. No entanto, medidas drásticas como proibição de entrada ou cancelamento de voos não são unanimidade no bloco europeu. A Alemanha não quer esperar uma decisão conjunta do bloco e prepara as medidas nacionais.

“Não podemos esperar uma solução europeia que atenda às nossas expectativas tão cedo, por isso estamos preparando medidas nacionais”, disse Horst.

E então, o que achou desta notícia?

Não deixe de ler também outra notícia – Coronavírus pode não ter surgido em Wuhan, dizem especialistas da OMS

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.