O app do Meu Cadúnico é um dos dispositivos mais baixados por milhões de brasileiros de todas as regiões do país. É através desta aplicação que o cidadão pode conferir informações importantes sobre os pagamentos de benefícios como o Bolsa Família e o Auxílio-gás nacional, por exemplo.
Mas nos últimos meses, centenas de usuários estão usando as redes sociais para questionar algumas mensagens que estão sendo recebidas dentro do aplicativo. E neste sentido, a cor do banner da mensagem tem muito significado, de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
O que é o Cadúncio
Mas antes de mais nada é importante entender o que é o Cadúnico. Este cadastro é uma espécie de lista do governo federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social no país. É através destas informações que o poder executivo consegue entender quem está precisando de ajuda neste momento.
Por isso, o cidadão que está no Cadúnico tem naturalmente mais chances de entrar em programas sociais do governo federal. Projetos como o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional, o Pé-de-meia e a Tarifa Social de Energia Elétrica utilizam os dados do Cadúnico para selecionar os seus participantes.
Quem já está dentro do Cadúnico precisa atualizar o sistema ao menos uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na família, como uma morte, um nascimento, uma mudança de endereço, ou até mesmo uma alteração na escola dos filhos, por exemplo.
A cor do banner
E como saber se o seu Cadúnico está atualizado? Basta conferir as informações presentes na sua conta do app do Meu Cadúnico. E é justamente neste ponto que podemos indicar as diferenças de cores presentes no banner de cada uma dessas mensagens do aplicativo.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, estes são os significados das cores do banner no app do Meu Cadúnico:
- Banner verde:
“No primeiro bloco, quando o banner estiver VERDE, significa que o cadastro da família está atualizado e não é necessária qualquer ação.”
- Banner amarelo
“Se o banner estiver AMARELO, significa que o cadastro está prestes a ficar desatualizado. Nesse caso, é possível atualizar os dados utilizando a opção Atualização Cadastral por Confirmação.”
- Banner vermelho
“Se o banner estiver VERMELHO, então o cadastro já está desatualizado e é muito importante realizar a atualização cadastral, que também pode ser feita clicando no botão Atualização Cadastral por Confirmação.”
Para além das cores, uma dica importante é ler a mensagem que aparece dentro deste banner. Assim, o cidadão poderá entender melhor como proceder diante de cada situação.
Os cinco passos para entrar no Cadúnico
- Passo 1: identifique a renda
O primeiro passo para entrar no Cadúnico é identificar a renda per capita da sua família. Vale lembrar que para entrar neste cadastro é necessário que as pessoas que residem na mesma casa tenham uma renda mensal per capita de até R$ 706, o que corresponde a meio salário mínimo.
- Passo 2: realize o cadastramento
Se você está dentro da renda per capita exigida, o próximo passo é realizar o cadastramento. Este processo é feito em local indicado pela prefeitura da cidade. Apenas uma pessoa da família precisa ir ao local, mas deve levar consigo ao menos um documento de cada uma das pessoas que residem na casa.]
- Passo 3: olho nos documentos
Atualmente, o Ministério exige que o cidadão leve consigo um documento com foto, o CPF, além de um comprovante de residência. Dos outros membros, é preciso levar ao menos o CPF, ou certidão de nascimento, ou carteira de identidade, trabalho ou mesmo título de eleitor.
- Passo 4: aguarde
Logo depois do cadastro, a regra é esperar até que o seu nome seja efetivado de fato. Quem está no Cadúnico passa a ter mais chances de entrar em programas como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida e Auxílio-gás nacional, por exemplo.
- Passo 5: atualize os dados
De acordo com o governo federal, o cidadão que entra no Cadúnico precisa seguir atualizado os seus dados sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na família, como uma morte, um nascimento, uma mudança de endereço, ou até mesmo uma mudança na escola dos seus filhos.