Memorial de Aires: análise da obra de Machado de Assis

Um resumo completo

Memorial de Aires: resumo completo da obra de Machado de Assis para ENEM e vestibulares

O livro “Memorial de Aires” foi escrito por Joaquim Maria Machado de Assis, um dos maiores escritores de toda a literatura brasileira.

A obra é abordada com muita frequência por questões de língua portuguesa e de literatura, principalmente dentro dos vestibulares e da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo com uma análise completa sobre as principais características de Esaú e Jacó. Confira!

Memorial de Aires: introdução

Memorial de Aires, livro publicado no ano de 1908, foi o último romance escrito por Machado de Assis.

Com um enredo denso e complexo, a obra é considerada autobiográfica para muitos críticos literários.

Memorial de Aires: enredo

O enredo da obra é baseado nos diários do Conselheiro Marcondes de Alves, que foram escritos entre os anos de 1888 e 1889.

O Conselheiro, já aposentado e solitário, escreve sobre a sua vida como uma forma de fuga da realidade que o circundava na época.

Assim, ao longo do enredo da obra, os leitores entram em contato com diversas das atividades do Conselheiro enquanto diplomata e também com personagens que passaram pela vida de Aires.

Uma das principais personagens descritas ao longo dos diários é Fidélia, mulher que chamava a atenção do Conselheiro Alves.

Memorial de Aires: características

O romance analisa o comportamento da elite brasileira entre o final do século XIX e o início do século XX.

Ao contrário da maior parte das obras de Machado de Assis que são cobradas nos vestibular, Memorial de Aires não possui a ironia machadiana como uma de suas principais características.

Devemos mencionar, por fim, que o narrador da obra é onisciente e está sempre interpretando os sentimentos dos personagens ao longo do enredo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.